Avaliação da contribuição das etapas do processo de S&OP para a previsão de demanda de uma empresa de cosméticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorRego, Ricardo Bordeaux-
Autor(es): dc.creatorCarnaúba, Maria Clara Satomi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056737-
Descrição: dc.descriptionEm um mercado dinâmico, com cada vez mais exigências por parte dos consumidores em relação à eficiência das cadeias de suprimentos, o processo de Sales and Operations Planning (S&OP) se mostra como uma ferramenta relevante para se obter vantagem competitiva ao interligar os planos estratégicos aos processos produtivos das empresas. Tendo em vista os desafios atrelados a implementação desse processo, muitas companhias não conseguem usufruir de todos os seus potenciais benefícios. Neste contexto, este estudo objetiva verificar, de forma quantitativa, por meio da análise de indicadores de Forecast Accuracy e Forecast BIAS, se as etapas do ciclo S&OP mensal de uma empresa multinacional, no setor de dermocosméticos, contribuem positivamente para a melhora da assertividade da previsão de demanda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada e exploratória, a partir dos dados coletados e consolidados de quatro marcas distintas de uma grande divisão da empresa analisada, ao longo de doze meses. O diagnóstico foi dividido entre a previsão de Sell In e Sell Out e entre o horizonte de curto e médio prazo, a fim de verificar o melhor desempenho e oportunidades de melhorias específicas no processo. Os objetivos do estudo foram alcançados e foi verificado que o processo realizado pela empresa é eficaz.-
Descrição: dc.descriptionIn a dynamic market, with increasing consumer demands regarding supply chain efficiency, the Sales and Operations Planning (S&OP) process emerges as a relevant tool for gaining a competitive advantage by linking strategic plans to companies’ production processes. Given the challenges associated with implementing this process, many companies fail to fully utilize its potential benefits. In this context, this study aims to verify quantitatively, through the analysis of Forecast Accuracy and Forecast Bias indicators, whether the stages of the monthly S&OP cycle of a multinational company in the dermocosmetics sector contribute positively to improving the accuracy of demand forecasting. For this purpose, an applied and exploratory research was conducted using data collected and consolidated from four distinct brands within a major division of the analyzed company, during twelve months. The analysis was split between Sell-In and Sell-Out forecasts and between short-term and mid-term horizons to identify best results and specific opportunities for improvement within the process. The objectives of the study were achieved and it was verified that the process executed by the company is effective.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo S&OP (sales and operations planning)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectAcuracidade-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de suprimento-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de beleza-
Palavras-chave: dc.subjectS&OP cycle (sales and operations planning)-
Palavras-chave: dc.subjectDemand planning-
Palavras-chave: dc.subjectAccuracy-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Título: dc.titleAvaliação da contribuição das etapas do processo de S&OP para a previsão de demanda de uma empresa de cosméticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.