Uso de modelos didáticos no aprendizado de genética e biologia molecular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6220755242684276-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Alba Regina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0794663300369417-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, André Victor-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4345652526826978-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5579118310821571-
Autor(es): dc.creatorLima, Carlos Brenno Fernandes Bastos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056729-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investigou a eficácia do uso de modelos didáticos tridimensionais como recursos pedagógicos no ensino de genética e biologia molecular na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 9o ano do ensino fundamental e do 3o ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Niterói (RJ). Dois modelos físicos foram aplicados: um modelo simples, elaborado com bolas de isopor, palitos de dente e fios metálicos, representando a estrutura da dupla hélice do DNA; e um segundo modelo, em escala ampliada, construído com fio de cobre trançado, representando um segmento do cromossomo 21. As atividades pedagógicas foram realizadas de forma interativa e avaliadas posteriormente por meio da aplicação de questionários. Os resultados indicam que os modelos facilitaram a compreensão dos conteúdos abordados, estimularam o interesse dos estudantes e favoreceram a aprendizagem significativa. Observou-se, ainda, que os modelos contribuíram para a superação de dificuldades conceituais recorrentes em temas como herança genética, estrutura e função do DNA. O estudo respalda a importância de estratégias didáticas que promovam a visualização e a materialização de conceitos abstratos, especialmente em disciplinas com elevado grau de complexidade conceitual. Conclui-se que a adoção de modelos tridimensionais pode potencializar a aprendizagem de genética e biologia molecular, promovendo uma prática pedagógica mais crítica, reflexiva e acessível.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the effectiveness of three-dimensional didactic models as pedagogical tools in teaching genetics and molecular biology in basic education. The research was conducted with ninth-grade and twelfth-grade high school students from a public school in Niteroi, Rio de Janeiro. Two physical models were employed. The first represents a simplified version of the double helix DNA structure, built with polystyrene balls, toothpicks, and wire. The second describes a segment of chromosome 21 and was constructed using braided copper wire to represent, in scale, the length and width of the chromosome. The educational activities were conducted interactively and subsequently assessed through questionnaires. Results suggest that the models improved content comprehension, stimulated student interest, and supported meaningful learning. The activities also helped overcome common conceptual difficulties associated with topics such as genetic inheritance, DNA structure, and molecular function. The study reinforces the relevance of teaching strategies that promote the visualization and embodiment of abstract scientific concepts, particularly in fields of high conceptual complexity. In conclusion, the use of three-dimensional models can enhance the teaching of genetics and molecular biology, fostering a more critical, reflective, and inclusive pedagogical approach.-
Descrição: dc.description41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de genética-
Palavras-chave: dc.subjectModelos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectDNA-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia molecular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia molecular-
Palavras-chave: dc.subjectGenetics education-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic models-
Palavras-chave: dc.subjectMolecular biology-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleUso de modelos didáticos no aprendizado de genética e biologia molecular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.