A relação educador-educando na educação infantil: um olhar teórico e prático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helen Pereira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Wallace Santana da-
Autor(es): dc.creatorSouza, Tamires Godinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056728-
Descrição: dc.descriptionA presente escrita aborda a construção da relação educador-educando; também serão abordados os desafios, as reflexões, as consequências e a maneira como o trabalho docente ocorreu e se reinventou ao longo da história, além dos conceitos de infância nos diferentes cenários da sociedade. Alguns dos principais nomes relacionados à infância e/ou à educação foram utilizados para fomentar esta pesquisa, como: Comenius, Rousseau, Freire, dentre outros. Por fim, será apresentado um estudo de campo sobre a relação educador-educando na prática, tendo como objetivo compreender os aspectos que caracterizam uma relação (dificuldades, combinados, afeto, confiança e afins). Para isso, a autora utilizou de sua experiência como professora da educação infantil, juntamente com um recorte das experiências de colegas de profissão que atuaram na mesma unidade de ensino em que ela atuou entre 2021 e 2024, na Prefeitura Municipal de Magé. Como resultado desse trabalho a autora aponta a importância da interação e do cuidado para o desenvolvimento integral da criança, logo, a relação educador-educando precisa ser pautada no acolhimento.-
Descrição: dc.descriptionThis paper addresses the construction of the educator-student relationship. It also examines the challenges, reflections, consequences, and the ways in which teaching has evolved and reinvented itself throughout history, as well as the concepts of childhood in different societal contexts. Some of the key figures related to childhood and/or education were referenced to support this research, such as Comenius, Rousseau, Freire, among others. Finally, a field study on the educator-student relationship in practice will be presented, aiming to understand the aspects that characterize such a relationship (challenges, agreements, affection, trust, and so on). For this purpose, the author drew upon her experience as an early childhood education teacher, along with a selection of experiences from colleagues who worked in the same educational institution where she was employed between 2021 and 2024, in the Municipal Government of Magé. As a result of this work, the author highlights the importance of interaction and care for the holistic development of the child. Therefore, the educator-student relationship must be grounded in acceptance and support.-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelação educador-educando-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInteração educador-educando-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducator-student relationship-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Título: dc.titleA relação educador-educando na educação infantil: um olhar teórico e prático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.