Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Helen Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Wallace Santana da | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Tamires Godinho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056728 | - |
Descrição: dc.description | A presente escrita aborda a construção da relação educador-educando; também serão abordados os desafios, as reflexões, as consequências e a maneira como o trabalho docente ocorreu e se reinventou ao longo da história, além dos conceitos de infância nos diferentes cenários da sociedade. Alguns dos principais nomes relacionados à infância e/ou à educação foram utilizados para fomentar esta pesquisa, como: Comenius, Rousseau, Freire, dentre outros. Por fim, será apresentado um estudo de campo sobre a relação educador-educando na prática, tendo como objetivo compreender os aspectos que caracterizam uma relação (dificuldades, combinados, afeto, confiança e afins). Para isso, a autora utilizou de sua experiência como professora da educação infantil, juntamente com um recorte das experiências de colegas de profissão que atuaram na mesma unidade de ensino em que ela atuou entre 2021 e 2024, na Prefeitura Municipal de Magé. Como resultado desse trabalho a autora aponta a importância da interação e do cuidado para o desenvolvimento integral da criança, logo, a relação educador-educando precisa ser pautada no acolhimento. | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses the construction of the educator-student relationship. It also examines the challenges, reflections, consequences, and the ways in which teaching has evolved and reinvented itself throughout history, as well as the concepts of childhood in different societal contexts. Some of the key figures related to childhood and/or education were referenced to support this research, such as Comenius, Rousseau, Freire, among others. Finally, a field study on the educator-student relationship in practice will be presented, aiming to understand the aspects that characterize such a relationship (challenges, agreements, affection, trust, and so on). For this purpose, the author drew upon her experience as an early childhood education teacher, along with a selection of experiences from colleagues who worked in the same educational institution where she was employed between 2021 and 2024, in the Municipal Government of Magé. As a result of this work, the author highlights the importance of interaction and care for the holistic development of the child. Therefore, the educator-student relationship must be grounded in acceptance and support. | - |
Descrição: dc.description | 50 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação educador-educando | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação educador-educando | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educator-student relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Título: dc.title | A relação educador-educando na educação infantil: um olhar teórico e prático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: