Oficina de teatro e guia de orientação para oficineiros como estratégias anticapacitistas para espaços educacionais não formais: o caso do instituto teatro novo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5765020884056943-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1970075442296547-
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araujo Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5154610285389278-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aldo Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4574629562370321-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7559877659431970-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Renata Aglai de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056725-
Descrição: dc.descriptionOs espaços não-formais de ensino tais como museus, centros de ciência e teatros têm tido destaque por complementarem a educação formal. Eles favorecem o surgimento de dinâmicas flexíveis e a aprendizagem interativa, em ambientes educativos inovadores. O teatro é um exemplo que pode oferecer vivências que estimulam a criatividade e empatia por meio de narrativas e dramatizações, ampliando a compreensão dos alunos. Esses espaços são essenciais para tornar o ensino mais inclusivo, pois permitem adaptações que atendem às diversas necessidades dos estudantes, tornando-se importantes ferramentas no combate ao capacitismo, entendido como o conjunto de atitudes e práticas discriminatórias contra pessoas com deficiência, baseado na crença de que certos corpos ou mentes são inferiores a outros. Através da valorização de diferentes formas de aprendizado e da criação de experiências inclusivas, os espaços não-formais de ensino podem realizar ações de cunho anticapacitista, combatendo a exclusão e assegurando que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, tenham oportunidades equitativas de participação e aprendizado. Com base neste contexto, o nosso projeto tem como objetivo produzir um guia contendo dois volumes: a) Volume I: a oficina teatral anticapacitista em espaços não formais, e o b) Volume II: guia de orientação para os oficineiros, utilizando para essa construção o estudo o caso do Instituto Teatro Novo. O Guia visa promover a valorização e o protagonismo das pessoas com deficiência, especialmente aquelas com Síndrome de Down, contribuindo para a afirmacão de suas identidades. Para alcançar esses objetivos, adotamos a metodologia de pesquisa-ação, em uma abordagem colaborativa e prática. Com essa metodologia, trabalhamos com educadores e profissionais do Instituto Teatro Novo, bem como com os participantes com síndrome de Down visando identificar as barreiras capacitistas e desenvolver intervenções inclusivas. A pesquisa foi conduzida em ciclos contínuos de planejamento, ação e reflexão, onde as estratégias testadas foram ajustadas e aprimoradas com base nos feedbacks dos envolvidos. Assim, o processo de construção do Guia foi dinâmico e participativo, garantindo que as soluções propostas sejam viáveis e eficazes na promoção de um ambiente inclusivo e anticapacitista. Nossos resultados indicam que os guias podem auxiliar no uso das oficinas de teatro para ultrapassar desafios específicos enfrentados por indivíduos com Síndrome de Down e no desenvolvimento de soluções práticas para enfrentá-los em um espaço não-formal de ensino, nesse caso, o Instituto Teatro Novo. A perspectiva desse trabalho como resultado esperado é que os guias apresentados se torne uma referência para outros espaços não-formais, ampliando o impacto das práticas inclusivas na educação e no protagonismo das pessoas com deficiência, especialmente aquelas com Síndrome de Down.-
Descrição: dc.descriptionNon-formal educational spaces such as museums, science centers, and theaters have been highlighted for complementing formal education. They favor the emergence of flexible dynamics and interactive learning in innovative educational environments. Theater is an example that can offer experiences that stimulate creativity and empathy through narratives and dramatizations, expanding students' understanding. These spaces are essential for making education more inclusive, as they allow adaptations that meet the diverse needs of students, becoming important tools in the fight against ableism, understood as the set of discriminatory attitudes and practices against people with disabilities, based on the belief that certain bodies or minds are inferior to others. By valuing different forms of learning and creating inclusive experiences, non-formal educational spaces can carry out anti-ableist actions, combating exclusion and ensuring that all people, regardless of their abilities, have equal opportunities to participate and learn. Based on this context, our project aims to produce a guide containing two volumes: a) Volume I: the anti-ableist theater workshop in informal spaces, and b) Volume II: an orientation guide for workshop leaders, using the case study of the Teatro Novo Institute for this construction. The Guide aims to promote the appreciation and protagonism of people with disabilities, especially those with Down syndrome, contributing to the affirmation of their identities. To achieve these objectives, we adopted the action research methodology, in a collaborative and practical approach. With this methodology, we worked with educators and professionals from the Teatro Novo Institute, as well as with participants with Down syndrome, aiming to identify ableist barriers and develop inclusive interventions. The research was conducted in continuous cycles of planning, action and reflection, where the tested strategies were adjusted and improved based on feedback from those involved. Thus, the process of constructing the Guide was dynamic and participatory, ensuring that the proposed solutions are viable and effective in promoting an inclusive and anti-ableist environment. Our results indicate that the guide can assist in the use of theater workshops to overcome specific challenges faced by individuals with Down Syndrome and in the development of practical solutions to address them in a non-formal educational space, in this case, the Instituto Teatro Novo. The perspective of this work as an expected result is that the presented Guide becomes a reference for other non-formal spaces, expanding the impact of inclusive practices in education and in the protagonism of people with disabilities, especially those with Down Syndrome.-
Descrição: dc.description59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Down-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnticapacitismo-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Social-
Palavras-chave: dc.subjectGuia-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal space-
Palavras-chave: dc.subjectDown Syndrome-
Palavras-chave: dc.subjectTheater-
Palavras-chave: dc.subjectAbleism-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-ableism-
Título: dc.titleOficina de teatro e guia de orientação para oficineiros como estratégias anticapacitistas para espaços educacionais não formais: o caso do instituto teatro novo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.