Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guerra, Raphael Pereira de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Karina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Carlos Alberto Malcher | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Joao Marcos Meirelles da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Danilo Murilo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38328 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056721 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso explora a utilização de drones no contexto de instituições de ensino superior, com foco no projeto MonitoraUFF, que integra veículos aéreos não tripulados (VANTs) ao sistema de videomonitoramento da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, abrangendo aspectos técnicos, normativos e operacionais necessários para a especificação de serviços com drones nas atividades de segurança, monitoramento ambiental e otimização de recursos. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do projeto, além de testes práticos realizados no campus da UFF. O estudo evidência a viabilidade técnica e a estimativa econômica da adoção dos drones, destacando sua aplicabilidade em áreas como patrulhamento de regiões críticas e a potencial contribuição para a melhoria do sistema de segurança da universidade. Também são identificados desafios regulatórios, como a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A pesquisa conclui que a implementação de drones no ambiente universitário apresenta um grande potencial para o avanço tecnológico, aumentando a eficiência operacional e contribuindo para a formação acadêmica e científica, ao mesmo tempo que oferece novos caminhos para a integração da tecnologia no cotidiano universitário. | - |
Descrição: dc.description | This End of Course Paper explores the use of drones in the context of higher education institutions, focusing on the MonitoraUFF project, which integrates unmanned aerial vehicles (UAVs) into the video monitoring system of the Fluminense Federal University. The research adopts an interdisciplinary approach, covering technical, regulatory, and operational aspects necessary for specifying drone-based services in activities such as security, environmental monitoring, and resource optimization. The methodology includes a literature review, document analysis, and semi-structured interviews with the project coordinators, as well as practical tests conducted on the UFF campus. The study highlights the technical feasibility and economic estimates of drone adoption, emphasizing their applicability in areas such as patrolling critical regions and their potential contribution to improving the university's security system. Regulatory challenges, such as compliance with the General Data Protection Law (LGPD), are also identified. The research concludes that implementing drones in the university environment holds significant potential for technological advancement, enhancing operational efficiency, and contributing to academic and scientific development, while offering new pathways for integrating technology into university life. | - |
Descrição: dc.description | 69 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicações comerciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videomonitoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drones | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Commercial applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video monitoring | - |
Título: dc.title | Explorando serviços com drones: um estudo analítico sobre implementações potenciais em universidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: