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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Farias Filho, José Rodrigues de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira Neto, Júlio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barateiro, Carlos Eduardo Ribeiro de Barros | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cláudia Coelho de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36210 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056702 | - |
| Descrição: dc.description | Nos últimos vinte anos aconteceram mudanças no ensino superior brasileiro que impactaram a gestão nas IES privadas. Entre estas mudanças destacam-se a regulamentação acadêmica, os cortes orçamentários nos programas de financiamento, o aumento da competitividade e a necessidade de atender à demanda dos alunos. Soma-se a isto, a característica organizacional diferenciada destas instituições e os registros escassos da aplicação da gestão estratégica nas IES brasileiras. Neste cenário, a gestão estratégica das IES se torna um desafio. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar as atividades da gestão estratégica nas IES privadas do país. Para isto foi revisada a evolução dos estudos no campo da gestão estratégica e foi identificada uma estrutura formada por 25 atividades de gestão estratégica. Estas atividades foram validadas pelo retorno de 162 questionários respondidos. A pesquisa mista foi adotada para a coleta e a análise dos dados. A técnica de análise fatorial exploratória agrupou o conjunto das atividades em três fatores, os quais foram avaliados por sua aplicabilidade e concordância na pesquisa quantitativa. Na pesquisa qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo aplicada à 14 entrevistas com executivos e às respostas de pergunta aberta do questionário. Por meio desta pesquisa foram identificados os fatores críticos e as ações estratégicas nas IES privadas. Como resultado da pesquisa mista foi obtida a relação de três grupos de fatores: (i) fatores da gestão estratégica; (ii) fatores direcionadores e; (iii) fatores críticos. O conhecimento destes fatores formados por atividades é relevante para avaliação e melhoria nos processos de gestão estratégica nas IES privadas, a fim de reduzir possíveis dificuldades no campo estratégico da organização. Desta forma, esta pesquisa também contribui para a literatura existente, pois pela primeira vez é dada atenção as atividades de gestão estratégica envolvidas nas IES privadas do Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | In the last 20 years, changes occurred in the Brazilian higher education sector that impacted management in private higher education institutions (HEIs). These changes include academic regulation, budget cuts in funding programs, increased competitiveness and the need to meet student’s demands. The different organizational characteristics these institutions have and the scarce records documenting application of strategic management in Brazilian HEIs can also be added to this scenario. Thereby, HEIs’ management becomes quite the challenge. The main objective of this research was to identify the activities of strategic management in Brazil’s private HEIs and understand how they are applied and their importance within these organizations. To achieve this, the evolution of studies in the field of strategic management was reviewed, and a structure formed by 25 strategic management activities was identified. These activities were validated by the return of 162 answered questionnaires, and mixed research was adopted for data collection and analysis. The exploratory factor analysis technique grouped the set of activities into three factors, which were judged for their applicability and compliance in quantitative research. In the qualitative research, content analysis was applied both to the 14 interviews with executives and to the open question answers section of the questionnaire. In this research critical factors and strategic actions in private HEIs were identified. As a result of the mixed research, a list of three groups of factors was obtained: (i) strategic management factors; (ii) driving factors and; (iii) critical factors. The knowledge of these factors formed by activities is relevant to be evaluate and improve current processes os strategic management in private HEIs, as well reduce possible problems in the organization. In this sense the research contributes to exist literature, once for the first time attention has been paid to the activities of strategic management in Brazil’s private HEIs. | - |
| Descrição: dc.description | 186 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão estratégica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fatores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão estratégica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fator crítico de sucesso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Setor privado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Strategic management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Factors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | Um estudo exploratório das atividades de gestão estratégica em instituições de ensino superior privadas no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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