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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Maria Andrade Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6382966782640472 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1995894698404464 | - |
Autor(es): dc.creator | Dalla Vecchia, Leonam Casagrande | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056700 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese de doutorado almeja refletir sobre as transformações sociotécnicas, estéticas e culturais que o videoclipe pós-MTV vem atravessando nas últimas décadas, com foco na atualização de sua linguagem no contexto das plataformas. Tendo como pano de fundo as matrizes estéticas do videoclipe clássico, argumento que as principais convenções instauradas pelo momento televisivo do fenômeno continuam a exercer influência no modo como as audiovisualidades musicais em rede se organizam no contexto plataformizado das ambiências digitais. Assim, minha hipótese se sustenta na compreensão de que as audiovisualidades musicais em rede podem ser pensadas enquanto fios condutores visuais da narratividade pop, isto é, do modo narrativo vinculado à linguagem do videoclipe. Nesse sentido, procuro observar como os modos de construção deste discurso audiovisual inserem um arco narrativo aos eventos vividos e encenados pela performance da persona musical, corpo este que considero central para a produção de sentido do fenômeno. Seguindo por este caminho, dou especial atenção a duas convenções que me parecem, de alguma maneira, ausentes das discussões teóricas empreendidas no contexto contemporâneo de existência do videoclipe. Estas convenções dizem respeito à performance da persona musical e a questão referente à específica natureza narrativa desta linguagem, cuja singularidade reside no fato de que a persona musical catalisa as funções de narradora, protagonista e autora das sequências audiovisuais analisadas por este trabalho. Assim, ao olharmos para o fenômeno a partir destas duas chaves de entrada, é imprescindível também observarmos o cenário no qual estas transformações estéticas se concretizam, ou seja, nas infraestruturas das plataformas e nas suas formas específicas de funcionamento. Por fim, o corpus analítico incidirá em duas frentes complementares. Por um lado, empreendo uma análise audiovisual e narrativa dos formatos que recebem a alcunha de lyric videos, live performances, álbuns visuais e filmes-concertos, em sua estreita relação com os videoclipes oficiais de cada uma das músicas selecionadas. Por outro lado, investigo também pontos-chave das narrativas artístico-autorais de cinco personas diferentes, a saber, Olivia Rodrigo, Taylor Swift, Billie Eilish, Luisa Sonza e Beyoncé. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | 322 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videoclipe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataformização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimeio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videoclipe | - |
Título: dc.title | A linguagem do videoclipe e sua transformação no contexto contemporâneo: persona musical, narratividade pop e audiovisualidades musicais em rede | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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