Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Osorio da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9433900740589087 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santorum, Katia Maria Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Silvana Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0570373725458369 | - |
Autor(es): dc.creator | Conceição, Cristiane Lisbôa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38980 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056689 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo principal provocar diálogos a respeito do ofício de analista do trabalho a partir da perspectiva da Clínica da Atividade. Nesse sentido, partimos de uma breve leitura da história desse ofício, privilegiando suas raízes francesas, que levaram à construção das ferramentas teórico-metodológicas na perspectiva aqui adotada. Em seguida, voltamos nossa atenção às apropriações que têm sido feitas no Brasil dessas ferramentas, principalmente aquelas que vem construindo um novo campo de coerência, composto, não só pela Clínica da Atividade, mas também pela Análise Institucional e o campo da Saúde do Trabalhador. Uma aposta clínica se delineia a partir dessa composição, passando a orientar nossa prática enquanto analista do trabalho e a experiência aqui relatada. Esta se tornou possível por meio de uma parceria que resultou em uma intervenção com alunos de um curso de graduação em saúde de uma instituição ensino federal. No momento da pesquisa, esses alunos eram integrantes de um projeto PET-Saúde Redes de Atenção (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde), concebido para promover uma formação por meio da atuação em serviços de saúde, nos quais futuramente poderão atuar como profissionais. O método utilizado para a análise da atividade desses estudantes foi o de “instruções ao sósia”, em uma intervenção que se operacionalizou em três encontros. Por fim, esta experiência foi relatada por meio de uma narrativa, na qual acompanhou-se aspectos de uma formação pela ação tanto dos alunos no ofício de profissionais da saúde, quanto da pesquisadora no ofício de analista do trabalho. Palavras-chave: formação, analista do trabalho, Clínica da Atividade, instruções ao sósia. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation has as main objective to provoke dialogues regarding the metier of analyst of the work from the perspective of the Activity Clinic. Thus, we start from a brief reading of the history of this metier, privileging its French roots, which led to the construction of the theoreticalmethodological tools in the perspective adopted here. Next, we turn our attention to the appropriations that have been made in Brazil of these tools, especially those that have been building a new field of coherence, composed not only by the Activity Clinic, but also by the Institutional Analysis and the Brazilian's Workers Health field. A clinical bet is drawn from this composition, starting to guide our practice as an analyst of the work and the experience reported here. This became possible through a partnership that resulted in an intervention with students of a health graduation course from a federal education institution. At the time of the research, these students were members of a PET-Saúde Redes de Atenção (Health's Work Education Program) project, designed to promote training through health services, in which they could work as professionals in the future. The method used to analyze the activity of these students was "instructions to the look-alike" in an intervention that was operationalized in three meetings. Finally, this experience was reported through a narrative, in which some aspects of a formation by the action of both, the students in the craft of health professionals and the researcher in the craft of work analyst, were followed. | - |
Descrição: dc.description | 94 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica da atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instruções ao sósia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do trabalhador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work analyst | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity clinic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructions to the look-alike | - |
Título: dc.title | A formação pela ação: experimentando o ofício de analista do trabalho pela perspectiva da Clínica da Atividade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: