A utilização da metodologia modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de funções: reflexões a partir de pesquisas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorAbdon, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorKaibara, Magda Kimico-
Autor(es): dc.creatorGomes, Daniel José Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056666-
Descrição: dc.descriptionO ensino da Matemática, como vem sendo abordado pelas escolas, apresenta uma metodologia muito tradicional e com pouca eficiência no aprendizado. Por esse motivo, diferentes metodologias de ensino e aprendizagem foram desenvolvidas a fim de enfrentar os problemas que são apresentados no ensino tradicional e de estimular uma melhor compreensão da Matemática por parte dos alunos. Dentre tais metodologias, este trabalho optou por enfocar a Modelagem Matemática. Por outro lado, a abordagem de funções na escola tem ocorrido por meio da ênfase em gráficos e fórmulas para resolver questões pertinentes. Contudo, o estudo da aprendizagem de funções requer criatividade e autonomia para compreender como resolver os problemas que são apresentados. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral investigar as contribuições relatadas pelas pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação strictu sensu, realizados no contexto brasileiro, entre 2012-2021, e artigos sobre o uso da metodologia de Ensino Modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de funções, no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa referencial que utilizou uma revisão bibliográfica sistemática temporal por meio da seleção e análise de artigos acadêmicos e dissertações publicados entre os anos de 2012 a 2021, indexados nos veículos de busca de artigos acadêmicos Google Scholar e SciELO. Os resultados obtidos indicam que a Modelagem Matemática pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade, autonomia acadêmica e construção de conceitos matemáticos. De todo modo, é importante reiterar a importância da introdução dessas metodologias de ensino desde a formação dos professores nos cursos de licenciatura, já que o Brasil ainda carece de modificações no currículo da licenciatura que introduza novas metodologias de ensino.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of Mathematics as it has been applied by schools presents a very traditional methodology and with little efficiency in learning. For this reason, different teaching and learning methodologies were developed in order to overcome the problems that are presented in traditional teaching and to encourage a better understanding of Mathematics by students. Among such methodologies, this work chose to focus on Mathematical Modeling. On the other hand, the approach to the teaching of functions at school has occurred through an emphasis on graphs and formulas to solve pertinent questions. However, the study of learning functions requires creativity and autonomy to understand how to solve the problems that are presented. Thus, this work has the general objective of investigating the contributions reported by research developed in strictu sensu postgraduate programs, carried out in the Brazilian context, between 2012-2021 and articles based on the use of Mathematical Modeling methodology in teaching and learning functions in high school. This article rests in a referential research using a systematic temporal bibliographical review through the selection and analysis of academic articles and dissertations published between the years 2012 to 2021, indexed in the search engines for academic articles Google Scholar and SciELO. The results obtained indicate that Mathematical Modeling can contribute to the development of creativity, academic autonomy and construction of mathematical concepts. Therefore, it is important to reiterate the importance of introducing these teaching methodologies since the formation of teachers in teaching courses, since Brazil still needs changes in the teaching curriculum that introduce new teaching methodologies.-
Descrição: dc.description69 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFunções-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Modeling-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Título: dc.titleA utilização da metodologia modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de funções: reflexões a partir de pesquisas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.