Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle de | - |
Autor(es): dc.contributor | Baltar, Luana de Almeida Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Luiz Gomes da | - |
Autor(es): dc.creator | Bonadiman, Alice de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37753 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056659 | - |
Descrição: dc.description | A experimentação com animais é uma prática amplamente utilizada em contextos científicos e educacionais, desempenhando um papel importante no avanço da pesquisa biomédica e na formação de profissionais das áreas de ciências. Contudo, essa prática é frequentemente acompanhada de intensos debates éticos, especialmente no que tange ao sofrimento animal e às possibilidades de substituição por métodos alternativos. Este estudo analisou a percepção dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF) sobre o uso de animais em laboratórios e em aulas práticas. Por meio de questionários, verificou-se que 62,9% dos alunos discordam do uso de animais em experimentos, apontando alternativas como modelos computacionais, testes in vitro, realidade virtual e impressões 3D. Já 37,1% dos respondentes demonstraram concordância parcial, desde que a prática seja pautada em rigor ético e com justificativa científica clara, como na produção de vacinas ou tratamentos médicos essenciais. Além disso, foi constatada uma hierarquização ética na escolha de espécies, com maior aceitação de roedores e menor de cães e primatas, revelando uma relação afetiva e cultural que influencia as decisões. Este trabalho reforça a importância da integração de discussões bioéticas no ensino de Ciências Naturais e destaca a necessidade de maior investimento em métodos alternativos que promovam o desenvolvimento científico e educacional de forma ética, sustentável e consciente. | - |
Descrição: dc.description | Animal experimentation is a widely adopted practice in scientific and educational contexts, playing a crucial role in advancing biomedical research and training professionals in the sciences. However, this practice is often accompanied by intense ethical debates, particularly concerning animal suffering and the potential for substitution with alternative methods. This study examined the perceptions of undergraduate students from the Natural Sciences program at the Institute of Higher Education in Northwest Fluminense (INFES/UFF) regarding the use of animals in laboratories and practical lessons. Through surveys, 62.9% of students expressed disagreement with animal use in experiments, citing alternatives such as computational models, in vitro tests, virtual reality, and 3D printing. Meanwhile, 37.1% partially agreed, provided that practices adhere to strict ethical standards and clear scientific justification, such as in vaccine production or essential medical treatments. Furthermore, a hierarchical ethical perspective emerged, with greater acceptance of rodents and lower acceptance of dogs and primates, reflecting emotional and cultural factors influencing decisions. This study underscores the importance of integrating bioethical discussions into Natural Sciences education and highlights the need for increased investment in alternative methods that promote scientific and educational development ethically, sustainably, and conscientiously. | - |
Descrição: dc.description | 34 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação animal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos alternativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação animal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animal experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural Sciences education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific ethics | - |
Título: dc.title | Ética, experimentação com animais e a propagação do conhecimento: uma pesquisa realizada com os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/INFES/UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: