Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7714353355111033 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Ana Cabral | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Ana Claudia Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Tsallis, Alexandra Cleopatre | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Tulio Alberto Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0801808528661526 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Thiago de Sousa Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056655 | - |
Descrição: dc.description | Entendendo que histórias fazem mundos e mundos fazem histórias, a tese se empenha em contar algumas histórias de como expressões gestuais puderam reorientar nossos sentidos, a partir dos encontros que tecemos com um grupo de estudantes da Universidade Federal Fluminense durante uma pesquisa de doutorado. A pesquisa envolve as relações entre a sala de aula, o espaço, o tempo, o movimento, os outros corpos, a universidade pública, enfim, espaços de formação e ensino em nossas vidas. Trata-se de lidar com sutilezas e singularidades, atentar a gestos mínimos que expressam um corpo enquanto interface, capaz de afetar e ser afetado. Um corpo se percebendo corpo quando aprende a ser afetado por mais e outros elementos. Tal estratégia, quando vinculada à escrita, é o que Donna Haraway chama de worlding practices, uma operação de escrita imanente ao processo de pesquisa. Os relatos narrados, então, performatizarão um conhecimento que se efetiva a partir de relações e produções coletivas. Nas palavras da autora, trata-se da consolidação de uma Sympoiesis, um modo de fazer-junto, um modo de pesquisar que se evidencia no pesquisarCOM, que dá visibilidade às direções de mundo que se criam a partir das relações estabelecidas. Entendemos que essa prática evidencia uma política de pesquisa e formação educacional implicada nos encontros e quais versões de mundo se multiplicam a partir dos mesmos. | - |
Descrição: dc.description | Understanting that stories makes worlds and worlds makes stories, the tesis endeavors to tell some stories about how gesture expressions were able to guide our senses based on the meetings we weaved with a group of students at Federal Fluminense University, during a doctoral research. The research involves the relationships between the classroom, the space, the time, the movement, the other bodies, the public university, in short, with formation and teaching spaces in our lives. It’s about dealing with subtleties and singularities, paying attention to minimal gestures that express a body as an interface, capable of affecting and being affected. A body perceiveing itself a body when it learns to be affected by more and other elements. Such strategy, when linked to writing, is what Donna Haraway calls worlding Practices, a writing operation immanent to research process. The narratives, then, will perform a knowledge that its effective from collective relations and productions. In the author’s words, its about the consolidation of a Sympoiesis, a way of doing it together, a way of researching that becomes evident in the pesquisarCOM, wich gives visibility to world directions that creates itself from relationships established. We understant that this practice shows a policy of research and educational formation involved in the meetings and wich versions of the world multiply from them. | - |
Descrição: dc.description | 214 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gesto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gesto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gesture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Gesto sutil: pequenas passagens pelas anatomias do encontro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: