
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Farbiarz, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0832671797685704 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Farbiarz, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Walcéa Barreto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Cynthia Macedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Feitosa, Késia Adriany do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37107 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056626 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa busca refletir, a partir da percepção dos educadores, os jogos digitais como mediadores comunicacionais no cotidiano escolar, levando em consideração o repertório comunicativo dos educandos como conexão no processo ensino-aprendizagem. A sociedade transformada pelas inovações e impactos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), pressupõe uma educação geradora de habilidades sociais, cognitivas, emocionais e práticas que façam sentido para a vida. Apesar dos estudos sobre tecnologia e educação, a escola ainda vive tensões em torno da aplicabilidade, falta de recursos, equipamentos inadequados e outras questões de estrutura e capacitação, mas que não anulam a busca por caminhos alternativos que possam viabilizar a comunicação entre educadores e educandos potencializando o processo de ensino-aprendizagem. Pelo estudo exploratório, a pesquisa vislumbra os jogos digitais como mediadores da comunicação pedagógica no cotidiano escolar, sendo vistos como conexão na troca de conhecimentos e experiências entre educador e educando para a construção do saber acadêmico. A pesquisa parte da premissa de que a educação é um ato comunicacional e, portanto, faz parte da prática pedagógica buscar meios para que esta comunicação docente seja eficaz. | - |
| Descrição: dc.description | The research seeks to reflect, from the perception of the educators, digital games as communication mediators in the school routine, considering the communicative repertoire of the students as a connection in the teaching-learning process. The society transformed by the innovations and impacts of digital information and communication technologies (TDICs) presupposes an education that generates social, cognitive, emotional and practical skills that make sense for life. Despite studies on technology and education, the school is still experiencing tensions around applicability, lack of resources, inadequate equipment and other issues of structure and training, but that do not nullify the search for alternative ways that can facilitate communication between educators and students. enhancing the teaching-learning process. Through the exploratory study, the research turns to digital games as mediators of pedagogical communication in the school routine, being seen as a connection in the exchange of knowledge and experiences between educator and student for the construction of academic knowledge. The research starts from the premise that education is a communicational act and, therefore, it is part of the pedagogical practice to seek means for this teaching communication to be effective. | - |
| Descrição: dc.description | 211 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videogame | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School everyday life | - |
| Título: dc.title | Mídias Digitais, Comunicação e Aprendizagem: Jogos digitais como mediadores comunicacionais no processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: