O Raplab e suas redes: uma rima entre arte e formação política

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea-
Autor(es): dc.contributorFrazão, Érika Elizabeth Vieira-
Autor(es): dc.contributorFilé, Valter-
Autor(es): dc.contributorLopes, Adriana Carvalho-
Autor(es): dc.contributorFacina, Adriana-
Autor(es): dc.contributorMendes, João Luiz Guerreiro-
Autor(es): dc.creatorAgudo, Dudu de Morro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056623-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca refletir acerca de quais maneiras o rap, produzido a partir dos encontros do RapLab, uma atividade que provoca a produção de conhecimento em rede através do rap, entrelaça arte e formação política. Como a arte se relaciona com a formação política? Como esses encontros e essas músicas, que são produzidas coletivamente, afetam as pessoas? Para tanto, utilizo como metodologia de pesquisa a conversa e a narrativa, conversando com os jovens participantes da atividade e narrando a minha experiência como arte-educador em alguns encontros do RapLab, entre os anos de 2010 e 2024, incluindo os mais de 150 encontros realizados no período da pandemia da COVID-19, com mais de 100 jovens de diversas partes do Brasil. Este projeto está vinculado à pesquisa ‘Experiências cotidianas de educar pela liberdade: pensando com educadoras e educadores maneiras de significar e criar liberdade’, do grupo de estudos e pesquisas, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), registrado como Juventudes, Infâncias e Cotidianos (JICs), vinculado à linha de pesquisa “Estudos do Cotidiano e da Educação Popular” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tenho aprendido com Nilda Alves (2001) que, ao pesquisar com os cotidianos, posso realizar alguns movimentos que talvez me ajudem a avançar no meu projeto de pesquisa. Um desses movimentos é o de “beber em todas as fontes”, permitindo-me dialogar com diversos autores, inclusive aqueles que tenham pressupostos diferentes, sem deixar de marcar a diferença entre esses autores. Nessa perspectiva, dialogo, principalmente, com Nilda Alves, Paulo Freire, Leda Maria Martins, Antonio Gramsci, Racionais MCs, Jacques Ranciére e Lev Vigotski, a fim de refletir sobre as questões colocadas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to reflect on how rap, produced through the meetings of RapLab, an activity that stimulates the networked production of knowledge through rap, intertwines art and political formation. How does art relate to political formation? How do these meetings and the songs produced collectively affect people? To address these questions, I employ conversation and narrative as research methodologies, engaging in discussions with the young participants of the activity and narrating my experience as an art educator in some RapLab meetings I attended between 2010 and 2024, including over 150 meetings held during the COVID-19 pandemic, involving more than 100 young people from various parts of Brazil. This project is part of the research “Everyday Experiences of Educating for Freedom: Thinking with Educators on Ways to Signify and Create Freedom,” under the study group certified by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPQ), registered as Juventudes, Infâncias e Cotidianos (JICs), linked to the research line "Studies of Everyday Life and Popular Education" in the Graduate Program in Education at the Federal Fluminense University (UFF). I have learned from Nilda Alves (2001) that, by researching everyday life, I can engage in certain movements that might help me advance in my research project. One of these movements is to "drink from all sources," which allows me to dialogue with various authors, including those with different premises, while clearly marking the distinctions between them. From this perspective, I mainly engage in dialogue with Nilda Alves, Paulo Freire, Leda Maria Martins, Antonio Gramsci, Racionais MCs, Jacques Rancière, and Lev Vygotsky to reflect on the issues at hand.-
Descrição: dc.description180 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRap-
Palavras-chave: dc.subjectFormação política-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectRedes educativas-
Palavras-chave: dc.subjectCotidianos-
Palavras-chave: dc.subjectRap (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRap-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical formation-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Palavras-chave: dc.subjectEducational networks-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday life-
Título: dc.titleO Raplab e suas redes: uma rima entre arte e formação política-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.