Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Piccolo, Ramiro Marcos Dulcich | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6261745319168768 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, João Claudino | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9558410061917745 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Júnior, Edson Teixeira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9702837899322401 | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Maria Maciaria Ramos da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39607 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056619 | - |
Descrição: dc.description | Os assentamentos rurais no Brasil representam formas históricas de resistência e luta por justiça fundiária, refletindo processos de pertencimento, valorização do território e construção coletiva de modos de vida no campo. O presente trabalho analisou os assentamentos rurais no Brasil como expressão do direito à terra e do reconhecimento de práticas sociais ligadas à educação ambiental. A pesquisa teve como objetivo descrever como os processos de assentamento constituem não apenas a garantia de moradia e produção, mas também territórios de resistência e formação cidadã. O estudo adotou abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise de entrevistas realizadas com assentados de diferentes localidades. Os resultados demonstraram que a vivência em assentamentos se vincula à construção de vínculos socioemocionais, à valorização da natureza e à apropriação crítica do território. As tecnologias educacionais, quando aplicadas de modo integrado, revelaram-se ferramentas que potencializam o protagonismo dos sujeitos na defesa dos bens comuns e no fortalecimento da identidade rural. Concluiu-se que os assentamentos representam uma forma concreta de garantir o direito a terra e promover práticas sustentáveis que integram saberes locais e processos educativos transformadores | - |
Descrição: dc.description | Rural settlements in Brazil represent historical forms of resistance and struggle for land justice, reflecting processes of belonging, territorial appreciation, and the collective construction of rural ways of life. This article analyzed rural settlements in Brazil as an expression of land rights and the recognition of social practices linked to environmental education. The research aimed to describe how settlement processes constitute not only the guarantee of housing and production, but also territories of resistance and civic development. The study adopted a qualitative approach, based on a literature review and analysis of interviews conducted with settlers from distinct locations. The results demonstrated that living in settlements is linked to the development of socio-emotional bonds, the appreciation of nature, and the critical appropriation of territory. Educational technologies, when applied in an integrated manner, have proven to be tools that enhance the protagonism of individuals in the defense of common goods and the strengthening of rural identity. The conclusion is that settlements represent a concrete way to guarantee land rights and promote sustainable practices that integrate local knowledge and transformative educational processes | - |
Descrição: dc.description | 75 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assentamentos rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à terra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assentamento rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural settlements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Land rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social practices | - |
Título: dc.title | Assentamentos rurais no Brasil como um direito à terra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: