A produção de vinagre por meio do cultivo orgânico explorando seu potencial motivador na educação em química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBranco, Ricardo de Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5907864111073303-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alceu Júnior Paz da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1217238715072158-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210-
Autor(es): dc.creatorMello, Amanda de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056617-
Descrição: dc.descriptionA região Sul Fluminense desempenha um importante papel na agricultura familiar, tendo muitos agricultores dedicados ao cultivo orgânico. Um destes tipos de cultivo com relevância ambiental e que está presente nesta região é a produção de vinagre a partir do reaproveitamento de frutas orgânicas descartadas. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar a percepção de alunos sobre o potencial motivador do tema da produção de vinagre por meio do cultivo orgânico em aulas de Química do Ensino Médio. Para isso, dois questionários, uma exposição em feira escolar e uma sequência didática com atividades diversificadas foram elaborados tendo por inspiração as ideias vigotskianas sobre a aprendizagem de conceitos científicos e uma concepção metodológica de ensino. O público-alvo foi 28 alunos de duas turmas do Ensino Médio, de um colégio estadual da cidade de Volta Redonda/RJ, durante o ensino dos conceitos químicos de ácidos e bases. Os resultados sugerem que o tema pode ter uma boa aceitação por parte dos alunos e promover o interesse pelas aulas de Química. A associação do tema ao uso recurso didático da experimentação em Química em sala de aula se destacou positivamente. Mais estudos devem ser realizados para explorar o potencial e motivador do tema da produção de vinagre por meio do cultivo orgânico. Essa iniciativa evidenciou as práticas agrícolas orgânicas de redução do desperdício de alimentos, valorizando os produtos dos agricultores locais. Mais do que simplesmente ensinar sobre a produção de vinagre, este trabalho ressaltou a importância da agricultura familiar e do cultivo orgânico na região-
Descrição: dc.descriptionThe southern region of Rio de Janeiro plays an important role in family agriculture, with many farmers dedicated to organic cultivation. One of these kinds of environmentally relevant crops that is present in this region is the production of vinegar from the reuse of discarded organic fruit. With this in mind, the aim of this study was to investigate pupils' perceptions of the motivating potential of the topic of vinegar production through organic cultivation in high school chemistry classes. To this, two questionnaires, an exhibition at a school fair and a didactic sequence with diversified activities were developed, inspired by Vygotskian ideas on the learning of scientific concepts and a methodological conception of teaching. The sample was 28 students from two high school classes at a state school in the city of Volta Redonda, during the teaching of the chemical concepts of acids and bases. The results suggest that the topic can be well accepted by students and promote interest in chemistry lessons. The association of the theme with the use of the chemistry experimentation in the classroom stood out positively. More studies should be carried out to explore the motivating potential of the topic of vinegar production through organic cultivation. This initiative highlighted organic farming practices to reduce food waste, while valuing the products of local farmers. More than simply teaching about vinegar production, this work highlighted the importance of family agriculture and organic cultivation in the region-
Descrição: dc.description101 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectCultivo orgânico-
Palavras-chave: dc.subjectÁcidos e bases-
Palavras-chave: dc.subjectVinagre-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectácido acético-
Palavras-chave: dc.subjectFamily agriculture-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic cultivation-
Palavras-chave: dc.subjectAcids and bases-
Palavras-chave: dc.subjectVinegar-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Título: dc.titleA produção de vinagre por meio do cultivo orgânico explorando seu potencial motivador na educação em química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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