Conservação da energia no ensino de física: uma perspectiva interdisciplinar à luz da aplicação em baterias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas-
Autor(es): dc.contributorBarroso, Fabio Ferreira-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque Filho, Marcelo Fábio Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056616-
Descrição: dc.descriptionO ensino de física no formato tradicional, em que o professor se baseia na ordem clássica em que os assuntos são tratados ao longo do ensino médio — cinemática, leis de Newton, termologia, óptica e eletricidade — é baseado nos livros didáticos estrangeiros, e não abarca as necessidades locais nos quais os alunos brasileiros estão inseridos. Levando em conta, além disso, que o desenvolvimento tecnológico está intimamente ligado ao científico, a democratização do conhecimento científico e dos processos de produção da tecnologia se fazem necessários para que os discentes se tornem mais conscientes e críticos do mundo em que vivem, tendo consciência do conhecimento que adquirem durante a idade escolar. Ou seja, o intuito é inserir um ensino de fisica não abstrato para os alunos. Neste trabalho, então, é apresentado uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos (3MP), em que o estudo das baterias é feito à luz de uma abordagem multidisciplinar, com foco na conservação da energia e temas correlacionados.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of physics in the traditional format, in which the teacher follows the classical order in which topics are covered throughout high school — kinematics, Newton's laws, thermology, optics, and electricity — is based on foreign textbooks and does not encompass the local needs in which Brazilian students are embedded. Furthermore, considering that technological development is closely linked to scientific advancement, the democratization of scientific knowledge and the processes of technology production are necessary so that students become more aware and critical of the world they live in, understanding the knowledge they acquire during their school years. In other words, the goal is to introduce a non-abstract approach to physics education for students. In this work, a didactic sequence based on the three pedagogical moments (3PM) is presented, in which the study of batteries is conducted through a multidisciplinary approach, focusing on energy conservation and related topics.-
Descrição: dc.description65 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjecttrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectbaterias-
Palavras-chave: dc.subjectensino de física-
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da energia-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino interdisciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectBaterias-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectdidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectthree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectbatteries-
Palavras-chave: dc.subjectteaching of physics-
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinarity-
Título: dc.titleConservação da energia no ensino de física: uma perspectiva interdisciplinar à luz da aplicação em baterias-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.