Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Barroso, Fabio Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque Filho, Marcelo Fábio Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39288 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056616 | - |
Descrição: dc.description | O ensino de física no formato tradicional, em que o professor se baseia na ordem clássica em que os assuntos são tratados ao longo do ensino médio — cinemática, leis de Newton, termologia, óptica e eletricidade — é baseado nos livros didáticos estrangeiros, e não abarca as necessidades locais nos quais os alunos brasileiros estão inseridos. Levando em conta, além disso, que o desenvolvimento tecnológico está intimamente ligado ao científico, a democratização do conhecimento científico e dos processos de produção da tecnologia se fazem necessários para que os discentes se tornem mais conscientes e críticos do mundo em que vivem, tendo consciência do conhecimento que adquirem durante a idade escolar. Ou seja, o intuito é inserir um ensino de fisica não abstrato para os alunos. Neste trabalho, então, é apresentado uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos (3MP), em que o estudo das baterias é feito à luz de uma abordagem multidisciplinar, com foco na conservação da energia e temas correlacionados. | - |
Descrição: dc.description | The teaching of physics in the traditional format, in which the teacher follows the classical order in which topics are covered throughout high school — kinematics, Newton's laws, thermology, optics, and electricity — is based on foreign textbooks and does not encompass the local needs in which Brazilian students are embedded. Furthermore, considering that technological development is closely linked to scientific advancement, the democratization of scientific knowledge and the processes of technology production are necessary so that students become more aware and critical of the world they live in, understanding the knowledge they acquire during their school years. In other words, the goal is to introduce a non-abstract approach to physics education for students. In this work, a didactic sequence based on the three pedagogical moments (3PM) is presented, in which the study of batteries is conducted through a multidisciplinary approach, focusing on energy conservation and related topics. | - |
Descrição: dc.description | 65 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | três momentos pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | baterias | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baterias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | didactic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | three pedagogical moments | - |
Palavras-chave: dc.subject | batteries | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching of physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinarity | - |
Título: dc.title | Conservação da energia no ensino de física: uma perspectiva interdisciplinar à luz da aplicação em baterias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: