Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Kátia Faria de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0285800384890131 | - |
Autor(es): dc.contributor | Curi, Paula Land | - |
Autor(es): dc.contributor | Daros, Raphaella Fagundes | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Rafael Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Insfran, Fernanda Fochi Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3211388328272725 | - |
Autor(es): dc.creator | Damasceno, Luísa Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056613 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, temos sido convidados com frequência a identificar nossos sofrimentos e comportamentos a algum transtorno mental e a enxergar subitamente doenças por trás das dificuldades escolares de nossas crianças. Os biodiagnósticos em psiquiatria tornaram-se bens consumíveis em tempos de neoliberalismo. A intenção dessa pesquisa-intervenção foi a de ampliar esse campo de análise e a buscar pistas desmedicalizantes para a construção de práticas substitutivas. Como uma primeira aproximação do problema, mapeamos o campo discursivo da medicalização por meio de uma investigação bibliográfica. Em seguida, colocamos em análise nosso próprio processo de formação, entendido enquanto pista desmedicalizante guarda-chuva, que engloba diversas outras. Trouxemos experiências de intervenções em diferentes dispositivos, como um serviço ambulatorial de psiquiatria infantil e o atendimento em consultório privado. Compreendemos que o modo como têm sido conduzidos os atendimentos e acolhidos as queixas escolares nesses espaços, assim como as escolhas metodológicas de trabalho, apontam para práticas psicológicas e psiquiátricas desmedicalizantes. Por fim, analisamos os efeitos do acontecimento-pandemia em nossas vidas, nossos atendimentos e seus atravessamentos nesta pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | We have been often asked to link our pains and behaviors to some mental disorder, and to suddenly see diseases behind our children's school issues. Biodiagnoses in psychiatry have become disposable items in the neoliberalism age. This intervention-research goal was to expand this analysis and look for demedicalizing clues to allow for substitutive practices. First we mapped the discursive field of medicalization through a bibliographical investigation. Then we analyzed our own academic background, itself an umbrella demedicalizing clue, including several others. We presented intervention experiences in different places, such as a child psychiatry health service and a private clinic. We understood that the way in which care has been conducted and school complaints received in these spaces, as well as the methods chosen to work with, point to demedicalizing psychological and psychiatric practices. Finally, we analyzed the effects of the pandemic on our lives, our jobs, and their impact in this research. | - |
Descrição: dc.description | 158 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pistas desmedicalizantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Demedicalizing clues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic background | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinic | - |
Título: dc.title | Práticas desmedicalizantes em saúde mental: pistas, táticas, composições | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: