Alfabetização e letramento de crianças surdas em perspectiva bilíngue (Libras e língua portuguesa): práticas cotidianas em uma maquete

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8086836093429390-
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7608500976832841-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Tiago da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3322866418762363-
Autor(es): dc.contributorCampello, Ana Regina e Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6945261731062194-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sara Moitinho da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2140314912879540-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2259692093319367-
Autor(es): dc.creatorSantos, Augusto Machado dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37430-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056607-
Descrição: dc.descriptionA comunidade surda, ao longo de muitos anos, enfrentou desafios em busca de qualidade de ensino e respeito à singularidade linguística, identitária e cultural da pessoa surda, uma vez que é constituída, sobretudo, por sujeitos surdos sinalizantes e pessoas com quem eles se relacionam, incluindo profissionais e pessoas de convívio diário, surdos e ouvintes. Para garantir seus direitos, contam com políticas educacionais e linguísticas que buscam garantir a perspectiva bilíngue de ensino, presentes em leis e decretos: Lei no 10.436/2002 (BRASIL, 2002), Decreto no 5.626/2005 (BRASIL, 2005), Lei no 13.149/2015 e Lei 14.191/2021 (BRASIL, 2021), que estabelecem direitos e garantias do uso da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, como primeira língua e o português escrito como segunda língua. Com relação à educação e escolarização, tentativas para o ensino bilíngue são recorrentes, iniciando-se, no século XIX, pela criação de uma instituição bilíngue brasileira: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), e, no século XX, pela oferta de escolas regulares com turmas inclusivas, em busca de acolher alunos surdos e promover um ensino bilíngue de qualidade e adequado às necessidades desses aprendizes. Entretanto, a realidade ainda se depara com desafios para a verdadeira implementação de uma política bilíngue satisfatória, causados pela ausência de professores e mediadores bilíngues, assim como de Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais e Português (TILSP), responsáveis pela mediação linguística entre pessoas surdas e pessoas não surdas. Soma-se a isso a carência de materiais didáticos autênticos e adequados para alunos surdos. Diante dessa reflexão, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritivo e exploratório (Gil, 2002), mediante levantamento de informações sobre a trajetória da educação de surdos, a formação docente para atuação na alfabetização de surdos, proposta curricular para o ensino de língua portuguesa como L2 para surdos. Como produto, foi elaborado um material pedagógico voltado para aprendizes surdos, constituído por uma maquete sobre uma casa (estrutura, móveis e utensílios), chamada Lar Bilíngue de Surdos, com as respectivas funcionalidades, voltada para a alfabetização e o letramento em Libras e em língua portuguesa escrita. Visando acessibilidade com relação ao conteúdo da maquete, foram elaborados vídeos em Libras, com legenda em português, acessíveis também por QRCode, nos quais são apresentados todos os elementos da casa em perspectiva bilíngue – Libras e português e escrito. Espera-se que o material seja utilizado, sobretudo por alunos surdos do Ensino Fundamental em fase de alfabetização e letramento, com seus respectivos responsáveis - agentes educacionais e familiares, por exemplo, com o intuito de explicar linguisticamente, em termos de aquisição linguística (Libras – L1) e de aprendizagem (Português escrito – L2), sobre as partes, a estrutura e os componentes de uma casa para crianças surdas.-
Descrição: dc.descriptionThe deaf community, over many years, has faced many challenges in search of quality teaching and respect for the linguistic, identity and cultural uniqueness of the deaf person, since it is made up, above all, of deaf signing subjects and people with whom they interact. relate, including professionals and people in daily contact, deaf and hearing people. To guarantee their rights, they rely on educational and linguistic policies that seek to guarantee the bilingual perspective of teaching, present in laws and decrees: Law no 10,436/2002 (BRASIL, 2002), Decree no 5,626/2005 (BRASIL, 2005), Law no 13,149/2015 and Law 14,191/2021 (BRASIL, 2021), which establish rights and guarantees for the use of the Brazilian Sign Language, Libras, as a first language and written Portuguese as a second language. Regarding education and schooling, attempts at bilingual teaching are recurrent, starting in the 19th century with the creation of a Brazilian bilingual institution: National Institute of Education for the Deaf (INES), and, in the 20th century, with the offering of regular schools with inclusive classes, seeking to welcome deaf students and promote quality bilingual education suited to the needs of these learners. However, reality still faces challenges to the true implementation of a satisfactory bilingual policy, caused by the absence of bilingual teachers and mediators, as well as Sign Language and Portuguese Interpreters (TILSP), responsible for linguistic mediation between deaf people. and non-deaf people. Added to this is the lack of authentic and suitable teaching materials for deaf students. In view of this reflection, a bibliographical, descriptive and exploratory research was carried out (Gil, 2002), by collecting information on the trajectory of deaf education, teacher training to work in deaf literacy, curricular proposal for language teaching Portuguese as L2 for the deaf. As a product, we sought to produce pedagogical material aimed at deaf learners, called Lar Bilíngue de Surdos, consisting of a model of a house, with its structure, furniture and utensils with respective functionalities, aimed at literacy in Libras and written Portuguese. Aiming for accessibility in relation to the content of the model, videos were created in Libras, with subtitles in Portuguese, accessible via QRCode, in which all elements of the house are presented in a bilingual perspective – Libras and Portuguese and written. It is expected that the material will be used, especially by deaf elementary school students in the literacy and literacy phase, with their respective guardians - educational agents and family members, for example, with the aim of explaining linguistically, in terms of linguistic acquisition (Libras – L1) and learning (written Portuguese – L2), about the parts, structure and components of a home for deaf children.-
Descrição: dc.description145 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e Letramento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino bilíngue para surdos-
Palavras-chave: dc.subjectLibras e Português escrito-
Palavras-chave: dc.subjectmateriais didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectmaquete bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy and Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual teaching for the deaf-
Palavras-chave: dc.subjectLibras and written Portuguese-
Palavras-chave: dc.subjectteaching materials-
Palavras-chave: dc.subjectbilingual model-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento de crianças surdas em perspectiva bilíngue (Libras e língua portuguesa): práticas cotidianas em uma maquete-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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