CONCEPÇÕES DE SAÚDE EM DOCUMENTOS DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (DCN, PCN E BNCC)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5525595141868422-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Monica Marxsen de A. R.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7700543588915844-
Autor(es): dc.contributorLeal, Cristianni Antunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6970919944405197-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Maria Juliane de Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056603-
Descrição: dc.descriptionA Monografia analisa as concepções de saúde em documentos curriculares da educação básica no Brasil, considerando sua relação com direitos constitucionais, disputas políticas e impactos sobre currículos e práticas docentes, especialmente em um contexto de ascensão conservadora. Ao reconhecer que o direito à saúde está intrinsecamente ligado ao direito à educação, o ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel central na conscientização dos estudantes sobre saúde pública e políticas de promoção da saúde. Assim, a análise das políticas curriculares pós-Constituição Federal de 1988 foi fundamental para compreender como a saúde tem sido abordada no ensino. Para isso, foram examinadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 1998), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e adotou como referencial teórico o ciclo de políticas de Stephen Ball (1992), que propõe três contextos interconectados: Contexto de Influência, Contexto da Produção de Textos e Contexto de Prática. A análise revelou que, enquanto as DCNs e os PCNs tendem a promover uma abordagem interdisciplinar e sociocultural da saúde, a BNCC tende a uma perspectiva que sugere uma abordagem mais restrita e biomédica, refletindo o contexto político conservador de sua formulação. Ao explorar os desafios e limitações na formulação dessas políticas, a pesquisa evidenciou que a maneira como a saúde é abordada nos documentos curriculares reflete disputas políticas e ideológicas, o que reforça a necessidade de um monitoramento contínuo e revisões periódicas para garantir uma educação crítica e democrática.-
Descrição: dc.descriptionThe Monograph analyzes conceptions of health in curricular documents of basic education in Brazil, considering their relationship with constitutional rights, political disputes, and impacts on curricula and teaching practices, especially in a context of conservative ascension. Recognizing that the right to health is intrinsically linked to the right to education, the teaching of Science and Biology plays a central role in raising students' awareness of public health and health promotion policies. Thus, the analysis of curricular policies post-Federal Constitution of 1988 was essential to understand how health has been addressed in education. To this end, the National Curriculum Guidelines (DCNs, 1998), the National Curriculum Parameters (PCNs, 1998), and the Common National Curriculum Base (BNCC, 2017) were examined. The methodology adopted was qualitative and exploratory, based on Bardin's Content Analysis (2011) and used Stephen Ball's policy cycle (1992) as a theoretical framework, which proposes three interconnected contexts: the Context of Influence, the Context of Text Production, and the Context of Practice. The analysis revealed that while the DCNs and PCNs tend to promote an interdisciplinary and sociocultural approach to health, the BNCC leans towards a perspective that suggests a more restricted and biomedical approach, reflecting the conservative political context of its formulation. By exploring the challenges and limitations in the formulation of these policies, the research highlighted that the way health is addressed in curricular documents reflects political and ideological disputes, reinforcing the need for continuous monitoring and periodic revisions to ensure a critical and democratic education.-
Descrição: dc.description75 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagens de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo de Políticas-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Approaches-
Palavras-chave: dc.subjectPolicy Cycle-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum Policies-
Título: dc.titleCONCEPÇÕES DE SAÚDE EM DOCUMENTOS DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (DCN, PCN E BNCC)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.