Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3295799847648304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Abrahão de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Aline Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Amauri Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Baião, Jonê Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0941072678020329 | - |
Autor(es): dc.creator | Penna, William Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056602 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese se constituiu através das minhas escrevivências no encontro entre a psicologia e a educação. Assentada nas minhas experiências enquanto homem negro, candomblecista, pesquisador e psicólogo, pude assuntar a questão da construção das identidades negras aterradas na contemporaneidade. Nesse caminhar, a pesquisa ganhou forma através dos encontros com ex-estudantes do Pré-Vestibular Oficina do Saber onde busquei construir a confluência entre as diferentes concepções sobre o processo de afirmação das identidades negras. Para tanto, tomei como referências deste estudo o trabalho de Neusa Santos Souza, Conceição Evaristo, Frantz Fanon, Leda Martins, Beatriz Nascimento, Virgínia Bicudo, dentre outras autoras e outros autores. Neste percurso de pesquisa, se fez necessária a racialização do pensamento educacional e psicológico brasileiro, onde pude compreender que a questão das identidades negras possui um lastro social e político que se manifestou de distintas formas desde o início da fundação colonialista do Brasil. Por fim, como consequência do encontro com ex-estudantes do Pré-Vestibular Oficina do Saber, pude ampliar a concepção sobre a construção das identidades negras aterradas e compreender a importância das redes sociais, da corporeidade, das representações negras televisivas e de outros meios para o processo de tornar-se negra e negro na atualidade. | - |
Descrição: dc.description | This thesis was developed through my lived experiences in the intersection between psychology and education. Grounded in my experiences as a Black man, practitioner of Candomblé, researcher, and psychologist, I was able to address the issue of the construction of Black identities in contemporary society. In this journey, the research took shape through interactions with former students of the Pre-Vestibular Oficina do Saber, where I sought to build a convergence between different conceptions of the process of affirming Black identities. To achieve this, I drew on the works of scholars such as Neusa Santos Souza, Conceição Evaristo, Frantz Fanon, Leda Martins, Beatriz Nascimento, Virgínia Bicudo, among others. In the course of this research, the racialization of Brazilian educational and psychological thought became necessary, allowing me to understand that the issue of Black identities has a social and political foundation that has manifested in various forms since the colonial founding of Brazil. Finally, as a result of engaging with former students of the Pre-Vestibular Oficina do Saber, I was able to broaden the understanding of the construction of grounded Black identities and comprehend the importance of social networks, corporeality, television representations of Black individuals, and other means in the process of becoming Black in contemporary times. | - |
Descrição: dc.description | 159 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | Escrevivências das construções de identidades negras: por um fazer aterrado em psicologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: