A educação em saúde como estratégia no controle glicêmico de pacientes com diabetes Mellitus na atenção básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia Abrahão da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7027005675544329-
Autor(es): dc.contributorRego, Vittória Thiengo Silveira Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3261597235803693-
Autor(es): dc.contributorChagas, Magda de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3658844096160277-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Karina Dias de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4780729982977724-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7270347584713206-
Autor(es): dc.creatorSilva, Millena Albuquerque da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056601-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A Educação em saúde pode ser entendida como uma porta de entrada para mudanças de pensamentos e ações, permitindo a aquisição de novos conhecimentos para o controle e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis dentre as quais, destaca-se a Diabetes Mellitus. Objeto: a educação em saúde como estratégia para controle glicêmico de pacientes com diabetes mellitus na atenção básica. Objetivo geral: compreender de que forma a educação em saúde se configura como uma importante estratégia para o cuidado em saúde dos pacientes com Diabetes Mellitus na atenção básica descritas na literatura. Objetivos específicos: descrever as intervenções de enfermagem na atenção básica para o cuidado em saúde dos usuários com Diabetes Mellitus; identificar os benefícios da educação em saúde para o controle glicêmico dos pacientes com Diabetes Mellitus. Metodologia: trata- se de uma revisão integrativa de literatura de abordagem qualitativa do tipo descritivo realizada em 6 fases. As buscas foram realizadas em ambiente virtual na BVS, nas bases de dados "LILACS", "SciELO", "MEDLINE" e BDENF". Resultados: A partir da análise de 8 artigos selecionados, foram elaboradas duas grandes categorias: a) Relações entre fatores de risco para DM e educação em saúde e b) Estado emocional e abordagem integrada para DM. Discussão: a) Estudos mostram que a prevalência do diabetes tipo 2 é mais alta entre mulheres, possivelmente devido à maior longevidade feminina e maior proatividade em busca de cuidados de saúde. No entanto, a prevalência pode variar com base em fatores geográficos, culturais e socioeconômicos. A abordagem holística que considera gênero, etnia e condições socioeconômicas é crucial para a eficácia das estratégias de prevenção e tratamento. A incorporação de exercícios físicos e a orientação nutricional são componentes fundamentais no manejo do diabetes tipo 2, com evidências de que estas práticas melhoram o controle glicêmico e reduzem complicações. Além disso, a correta aplicação e armazenamento da insulina são essenciais para a eficácia do tratamento, com diretrizes específicas para garantir a estabilidade do medicamento. Investir em estratégias educacionais eficazes e promover a colaboração entre profissionais de saúde são fundamentais para a promoção de um estilo de vida saudável e para a gestão adequada do diabetes mellitus; e b) O diabetes é uma doença crônica que, além de fatores genéticos e de estilo de vida, está fortemente ligada ao estado emocional dos pacientes. Estudos mostram que estresse, ansiedade e depressão afetam tanto a gestão da doença quanto sua progressão. A integração do suporte emocional no tratamento do diabetes é essencial, pois uma abordagem interdisciplinar que inclui enfermeiros e outros profissionais pode melhorar o autocuidado e a qualidade de vida dos pacientes. Considerações finais:A revisão integrativa investigou a eficácia das estratégias educativas para o controle do diabetes mellitus tipo 2, identificando desafios como metodologias desatualizadas e baixa adesão dos pacientes. A análise de oito artigos científicos demonstrou que práticas educativas inovadoras e a atuação de uma equipe multiprofissional são essenciais para melhorar o controle glicêmico e a qualidade de vida dos pacientes. O estudo destaca a necessidade de abordagens centradas no paciente e a importância da educação em saúde para o sucesso do tratamento e a promoção do autocuidado.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Health education can be understood as an entry point for changes in thoughts and actions, allowing the acquisition of new knowledge for the control and prevention of chronic non-communicable diseases, among which Diabetes Mellitus stands out. Object: Health education as a strategy for glycemic control of patients with diabetes mellitus in primary care. General objective: To understand how health education is configured as an important strategy for the health care of patients with Diabetes Mellitus in primary care described in the literature. Specific objectives: To describe nursing interventions in primary care for the health care of users with Diabetes Mellitus; to identify the benefits of health education for glycemic control in patients with Diabetes Mellitus. Methodology: This is an integrative literature review with a qualitative, descriptive approach carried out in 6 phases. The searches were conducted virtually in the VHL, in the "LILACS", "SciELO", "MEDLINE", and "BDENF" databases. Results: From the analysis of 8 selected articles, two major categories were elaborated: a) Relationships between risk factors for DM and health education, and b) Emotional state and integrated approach to DM. Discussion: a) Studies show that the prevalence of type 2 diabetes is higher among women, possibly due to greater female longevity and greater proactivity in seeking health care. However, prevalence can vary based on geographical, cultural, and socioeconomic factors. A holistic approach that considers gender, ethnicity, and socioeconomic conditions is crucial for the effectiveness of prevention and treatment strategies. Incorporating physical exercise and nutritional guidance are fundamental components in managing type 2 diabetes, with evidence that these practices improve glycemic control and reduce complications. Additionally, the correct application and storage of insulin are essential for treatment efficacy, with specific guidelines to ensure the medication's stability. Investing in effective educational strategies and promoting collaboration among health professionals are fundamental for promoting a healthy lifestyle and adequately managing diabetes mellitus; and b) Diabetes is a chronic disease that, in addition to genetic and lifestyle factors, is strongly linked to patients' emotional states. Studies show that stress, anxiety, and depression affect both disease management and progression. Integrating emotional support into diabetes treatment is essential, as an interdisciplinary approach that includes nurses and other professionals can improve self-care and quality of life for patients. Final considerations: The integrative review investigated the effectiveness of educational strategies for controlling type 2 diabetes mellitus, identifying challenges such as outdated methodologies and low patient adherence. The analysis of eight scientific articles demonstrated that innovative educational practices and the performance of a multiprofessional team are essential for improving glycemic control and patients' quality of life. The study highlights the need for patient-centered approaches and the importance of health education for successful treatment and promoting self-care.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectControle glicêmico-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção básica-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção de doenças-
Palavras-chave: dc.subjectDiabetes Mellitus-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectGlycemic control-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary care-
Título: dc.titleA educação em saúde como estratégia no controle glicêmico de pacientes com diabetes Mellitus na atenção básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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