Lista de indicadores sobre comportamento superdotado e competências ao pensamento computacional: uma experiência no curso Técnico em Informática do IFRJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLacerda, Thiago Corrêa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1517214457641552-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorGuarda, Graziela Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0638310765534182-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Alexandre Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7887456364431248-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8039485934181427-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5192328854991448-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8882471165265658-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Neyse de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37429-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056594-
Descrição: dc.descriptionAs políticas públicas voltadas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva têm crescido nas últimas duas décadas, mas as instituições de ensino precisam se aprofundar na identificação e atendimento dos discentes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD), conforme previsto nas Leis nº 9.394/96, nº 13.005/2014, nº 13.234/2015 e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O percentual de estudantes com AHSD identificados na Educação Básica corresponde a 0,05%, segundo Censo 2021. Na esfera federal de ensino, de acordo com pesquisa literária de 2021, esse contexto não é diferente. Desse modo, o presente trabalho está situado no âmbito da educação pública federal, especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/Campus Niterói, onde as listas são aplicadas pela primeira vez. O objetivo é criar três listas de observação para a indicação pedagógica de estudantes com AHSD com tendências ao pensamento computacional, que consiste na competência de resolver problemas de forma algoritmo: lista de indicação por pares e por docentes, além da lista de autonomeação. Para validação das listas de indicadores, contamos com especialistas na área de pensamento computacional e comportamento superdotado, além de estudantes do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Após validação das listas, o término da pesquisa consistiu na primeira aplicação do material construído, cujos sujeitos foram os discentes do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio e os docentes que lecionam disciplinas exatas. Os dados coletados se configuram em uma pesquisa qualiquantitativa, do tipo pesquisa-ação, visando entender o comportamento desse público de alunos e realizar sua indicação pedagógica de AHSD. O resultado da pesquisa mostra que, em média, 20% dos estudantes do 3º, 4º, 5º e 6º período do curso de Informática apresentaram indicação pedagógica de comportamento superdotado e pensamento computacional, um número quatro vezes maior dos 5% que prevê a Organização Mundial da Saúde, além de mostrar como as respostas coletadas pelas listas se complementam, o que ratifica a validade dos instrumentos e capacidade de replicação. O produto da pesquisa é a Lista de Indicadores sobre Comportamento Superdotado que é composta por três questionários: Autonomeação, Nomeação por Pares e Nomeação por Docentes.-
Descrição: dc.descriptionPublic policies aimed at Special Education from the perspective of Inclusive Education have been growing in the last two decades, but educational institutions need to deepen the identification and support of students with high abilities or giftedness (HAG), as provided for in laws 9394/96, 13.005/2014, 13.234/2015, and in the National Policy on Special Education within the Perspective of Inclusive Education. The percentage of students with HAG identified in Basic Education corresponds to 0.05%, according to the 2021 Census. At the federal level of education, according to a 2021 literature review, this context is no different. Thus, the present work is situated in the scope of federal public education, specifically at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro, Niterói campus. The objective was to create an observation list for the pedagogical indication of students with HAG with tendencies towards computational thinking, which consists of the competence to solve problems computationally, with organization and the establishment of patterns that can be replicated. To validate the indicator lists, the Technical Course in Informatics at the Federal Institute of Rio de Janeiro was used as a basis. The research subjects were the students of the Technical Course in Informatics integrated with High School (HS) and the teachers who teach in the exact sciences area. It is a qualitative and quantitative research, of the action research type, which used questionnaires with students, their peers, and teachers aiming to understand the behavior of this population and carry out their pedagogical indication of HAG. The research results show that, on average, 20% of students in the 3rd, 4th, 5th, and 6th semesters of the Computer Science program exhibited pedagogical indications of gifted behavior and computational thinking. This is a number four times higher than the 5% predicted by the World Health Organization. Furthermore, it demonstrates how the responses collected through the lists complement each other, confirming the validity and replicability of the instruments. The research product is the List of Indicators of Gifted Behavior, which consists of three questionnaires: Self-Nomination, Peer Nomination, and Teacher Nomination.-
Descrição: dc.description214 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de Altas habilidades ou Superdotação-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal do Rio de Janeiro [Federal Institute of Rio de Janeiro]-
Palavras-chave: dc.subjectIndicators of High Abilities or Giftedness-
Palavras-chave: dc.subjectComputational Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional and Technological Education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleLista de indicadores sobre comportamento superdotado e competências ao pensamento computacional: uma experiência no curso Técnico em Informática do IFRJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.