A dimensão afetiva da Etnomatemática e a aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, José Roberto Linhares de-
Autor(es): dc.contributorMattos, José Roberto Linhares de-
Autor(es): dc.contributorMattos, Sandra Maria Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Eulina Coutinho Silva do-
Autor(es): dc.creatorParro, Leticia Rafaela de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056590-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi investigar a dimensão afetiva da etnomatemática no ensino e na aprendizagem escolar, com vistas à aprendizagem significativa de David Ausubel. Para isso foi feita uma pesquisa por trabalhos sobre Etnomatemática, Aprendizagem Significativa e Afetividade no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES nos últimos dez anos, em que foram encontrados 10 (dez) trabalhos. Com base na análise das obras, conclui-se que a afetividade e a aprendizagem significativa são peças fundamentais do Programa Etnomatemática enquanto ferramenta pedagógica que é recurso essencial para o alcance de um ensino de matemática inclusivo e de qualidade.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work was to investigate the affective dimension of ethnomathematics in school teaching and learning, with a view to David Ausubel's meaningful learning. For this, a search was made for works on Ethnomathematics, Meaningful Learning and Affectivity in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES in the last ten years, in which 10 (ten) works were found. Based on the analysis of the works, it is concluded that affectivity and meaningful learning are fundamental parts of the Ethnomathematics Program as a pedagogical tool that is an essential resource for achieving an inclusive and quality teaching of mathematics.-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectensi-
Título: dc.titleA dimensão afetiva da Etnomatemática e a aprendizagem significativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.