Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buonfiglio, Leda Velloso | - |
Autor(es): dc.contributor | Bartholl, Timo | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Mariel Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056589 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho de conclusão de curso visa analisar a importância da malha cicloviária na vida dos cidadãos niteroienses e o impacto que essas infraestruturas cicloviárias possuem para os moradores dos bairros de Icaraí, Ingá e Barreto. À vista disso, na última década o poder executivo municipal da cidade de Niterói tem investido na infraestrutura urbana com a construção de bicicletários, paraciclos, ciclovias, ciclofaixas, pretendendo incentivar os deslocamentos por bicicleta e tornar Niterói uma cidade “Bike Friendly”. Com isso, para compreender o desenvolvimento de uma cidade, é necessário analisar a ocupação dos espaços públicos, seus tipos de moradias, atividades econômicas, e também a forma como a cidade se move. Todavia, Niterói apresenta uma das piores taxas de carros por habitantes: são 7 carros para cada 10 habitantes, sendo cerca de 70% dos deslocamentos de carros realizados em distâncias inferiores a 3 km, o que provoca um fluxo intenso de veículos, congestionamentos e demais consequências negativas para o trânsito e para a qualidade de vida dos habitantes. | - |
Descrição: dc.description | This final project aims to analyze the importance of the cycle network in the lives of Niterói's citizens and the impact that these cycling infrastructures have on the residents of the Icaraí, Ingá and Barreto neighborhoods. In view of this, in the last decade the municipal executive branch of the city of Niterói has invested in urban infrastructure by building bike racks, bike racks, cycle paths and cycle lanes, with the aim of encouraging cycling and making Niterói a bicycle-friendly city. Therefore, in order to understand the development of a city, it is necessary to analyze the occupation of public spaces, its types of housing, economic activities, and also the way in which the city moves. Niterói, located in the metropolitan region of Rio de Janeiro, has 515,317 thousand inhabitants and since 2020 has held the title of the best city in the state to live in, with an expressive Human Development Index, it was indicated as the fourth best Brazilian city to live in 2023. However, Niterói has one of the worst rates of cars per inhabitant: 7 cars for every 10 inhabitants, with around 70% of car trips being made over distances of less than 3 km, which causes an intense flow of vehicles, congestion and other negative consequences for traffic and the quality of life of the inhabitants. | - |
Descrição: dc.description | 53 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento territorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói de bicicleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura cicloviária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade por bicicleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método level of traffic stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade combinada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento cicloviário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorial planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói by bike | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cycling infrastructure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicycle mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Level of traffic stress method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combined mobility | - |
Título: dc.title | Mobilidade por bicicleta em Niterói: uma análise da malha cicloviária e os impactos na vida de ciclistas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: