BIOCINAIS: inovação na democratização do conhecimento científico em biotecnologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBourguignon, Saulo Cabral-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7553295502476323-
Autor(es): dc.contributorBarros, Caroline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9736145186233260-
Autor(es): dc.contributorGonzalez, Marcelo Salabert-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4918518097114077-
Autor(es): dc.contributorFeder, Maria Denise-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2364016372924935-
Autor(es): dc.contributorSilva, Flávio Rocha da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9535459745003960-
Autor(es): dc.contributorAlves, Aline da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8048055933939251-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4002348994872224-
Autor(es): dc.creatorSá, Tatiane Militão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056588-
Descrição: dc.descriptionA democratização do conhecimento científico e o acesso aberto à educação têm sido uma prioridade crescente no cenário contemporâneo. A era digital e a segurança de recursos tecnológicos oferecem oportunidades especiais para atender a essa demanda. Nesse contexto, este trabalho se propõe a apresentar um novo conceito de dados abertos digitais voltados para a divulgação científica em ciências e biotecnologia. Este projeto visa tornar acessíveis materiais, como vídeos, imagens e textos, a estudantes, professores e pesquisadores, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento e a capacitação em um campo tão complexo e dinâmico como a biotecnologia. Para atingir os objetivos propostos, o projeto seguiu as seguintes etapas. Levantamento de dados sobre os objetos abertos. Uma revisão narrativa da literatura foi integrada, abrangendo publicações científicas e pesquisas acadêmicas no período de 2012 a 2022. O foco foi na análise da divulgação científica em ambientes virtuais de ensino. Seleção da Plataforma de Repositório, escolhida a plataforma Dspace para a criação do repositório digital, devido à sua eficiência e flexibilidade no gerenciamento de conteúdo. Definição de licenças e diretrizes, foram elaboradas para o depósito de materiais, levando em consideração as melhores práticas de acesso aberto e os requisitos de direitos autorais. A coleta de Dados e metadados, foram focados nas informações do ensino universitário, no tema de ciências e biotecnologia, para a organização e disponibilização desses conteúdos. Foi realizado um curso aberto para avaliar o impacto dos materiais disponibilizados, mediante uma enquete aplicada para coletar feedback, e compreensão dos valores percebidos pelos participantes. Os resultados iniciais do projeto indicam uma recepção positiva dos materiais educacionais abertos pelo público-alvo, principalmente pelos alunos da pós-graduação em Ciências e Biotecnologia. Uma alta porcentagem de participantes, que atualmente classifica o curso como "excelente", demonstra a relevância dessa iniciativa para a capacitação e a divulgação científica nesse campo. Além disso, a interação no ambiente de aprendizagem virtual, por meio de fóruns e ferramentas outras, destacou a importância do acesso aberto a materiais educacionais de qualidade. Este trabalho propõe um conceito inovador de dados abertos digitais, centrado na divulgação científica em ciências e biotecnologia. O trabalho visa disponibilizar vídeos, imagens e textos de forma acessível a estudantes, professores e pesquisadores, contribuindo para a disseminação do conhecimento em um campo tão complexo e dinâmico como a biotecnologia.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionThe democratization of scientific knowledge and open access to education have become a growing priority in the contemporary landscape. The digital era and the security of technological resources provide unique opportunities to meet this demand. In this context, this work aims to introduce a new concept of digital open data focused on scientific dissemination in the fields of science and biotechnology. This project seeks to make materials such as videos, images, and texts accessible to students, teachers, and researchers, thereby contributing to the dissemination of knowledge and capacity-building in a field as complex and dynamic as biotechnology. To achieve the proposed objectives, the project followed the following steps. Data collection on open objects was conducted. A narrative literature review was integrated, covering scientific publications and academic research from 2012 to 2022, with a focus on the analysis of scientific dissemination in virtual teaching environments. Selection of the Repository Platform involved choosing the DSpace platform for the creation of the digital repository due to its efficiency and flexibility in content management. Definition of licenses and guidelines was developed for material deposition, taking into account best practices for open access and copyright requirements. Data and Metadata Collection focused on higher education information in the field of science and biotechnology for the organization and provision of these contents. An open course was conducted to assess the impact of the provided materials, using a survey to collect feedback and understanding of the values perceived by participants. Initial project results indicate a positive reception of open educational materials by the target audience, especially postgraduate students in Science and Biotechnology. A high percentage of participants currently rating the course as "excellent" demonstrates the relevance of this initiative for capacity-building and scientific dissemination in this field. Furthermore, interaction in the virtual learning environment, through forums and other tools, highlighted the importance of open access to quality educational materials. This work proposes an innovative concept of digital open data centered on scientific dissemination in science and biotechnology. The project aims to make videos, images, and texts accessible to students, teachers, and researchers, contributing to the dissemination of knowledge in a field as complex and dynamic as biotechnology.-
Descrição: dc.description364 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Digital-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectOpen Access-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Health-
Palavras-chave: dc.subjectBiotechnology-
Título: dc.titleBIOCINAIS: inovação na democratização do conhecimento científico em biotecnologia-
Título: dc.titleBIOCINAIS: innovation in the democratization of scientific knowledge in biotechnology-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.