Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7714353355111033 | - |
Autor(es): dc.contributor | Quadros, Laura Cristina de Toledo | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Claudia Elizabeth Abbês Baêta | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eduardo Henrique Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | Knijnik, Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0569326508633662 | - |
Autor(es): dc.creator | Manso, Carolina Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056585 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese visa seguir o cuidado em ação, acompanhando as práticas cotidianas que estão sendo fabricadas na Estratégia de Saúde da Família, incluindo os Núcleos de Apoio à Saúde Da Família. O território de análise é a área programática de saúde 3.2, um conjunto de vinte e três bairros da zona norte do município do Rio de Janeiro. Investigamos os possíveis modos de cuidar construídos nesse cenário, bem como os efeitos produzidos no cotidiano da vida das pessoas, dos profissionais de saúde e no próprio território. As políticas de saúde e as diretrizes da Estratégia de Saúde da Família são bússolas que norteiam essa construção, contudo, possuem limites quando colocadas em ação, por isso, a opção por estudar o fazer-cuidar, objeto-processo que possui a força de um verbo e nos auxilia a seguir o movimento do cuidado por meio das conexões que se estabelecem. Com o propósito de estudar processos, e não produtos, em parceria com autores e bibliografias do campo da saúde pública brasileira, convocamos Annemarie Mol que, junto com outros estudiosos do campo da ciência em ação, nos direcionou nas reflexões e discussões acerca do fazer-cuidar e nos apoiou na criação de uma metodologia que sustentasse tal estudo. Assim, apresentamos e construímos neste texto um cuidar que é situado e não uma realidade dada por meio de políticas de saúde e protocolos de cuidado. Esta tese aposta na proliferação de versões do fazer-cuidar como possibilidade de criação em meio a construção de territórios comuns. | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to follow the care in action, in the daily practices that are being created in the Family Health Strategy, including the Family Health Support Group. The territory of analysis is the health programmatic area 3.2, a set of twenty-three neighbourhoods in Rio de Janeiro. We investigate the possible ways of care built in this scenario as well as the effects produced in the everyday people´s life, health professionals and on the territory. Health policies and protocols of the Family Health Strategy are compasses that guide this construction, however, have limits when put into action, so the option to study the “doing-care”. The “doing-care" is a constructed object to study a process, and then helps us to follow the care movement through connections that are established. With the purpose of studying processes, not products, in partnership with authors and bibliographies of the Brazilian public health field, we call Annemarie Mol and other scholars in the field of science in action that directed us in reflections and discussions about the “doing-care” and assisted us in creating a methodology that supported this study. Thus, we present and build in this text a care which is situated and not a reality given through health policies and protocols of care. This thesis believes on proliferation of versions of the “doing-care” as possibility of creation along with the construction of common care territories. | - |
Descrição: dc.description | 221 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de Saúde da Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Núcleo de Apoio à Saúde da Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia saúde da família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family Health Strategy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family Health Support Group | - |
Palavras-chave: dc.subject | Care | - |
Título: dc.title | O fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: