A utilização do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem em matemática dos alunos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Fábio Pacheco-
Autor(es): dc.contributorCastro, Érika Silos de-
Autor(es): dc.contributorSimão, Marcelo Garcia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juliane Azeredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056578-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como principal foco os principais impactos da utilização do jogo de Xadrez como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem em matemática dos alunos do ensino fundamental. O objetivo geral é analisar a utilização do jogo de Xadrez como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem em matemática dos alunos do ensino fundamental. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar uma perspectiva do processo de ensino aprendizagem, apresentar o jogo de Xadrez, discutir os potenciais usos do Xadrez como ferramenta pedagógica, analisar os principais impactos da utilização do Xadrez no aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Abordar os principais impactos do uso do Xadrez como ferramenta pedagógica, justifica-se, por seu potencial como instrumento proposto a fim de auxiliar educadores que buscam estimular o desempenho dos educandos, uma vez que o uso de metodologias alternativas, em especial por meio de jogos como o Xadrez, instrumentos de baixo custo e fácil aderência, tem o poder de aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, bem como, aprimorar seu desenvolvimento contribuindo também para aperfeiçoar os índices de qualidade das instituições de ensino. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de forma qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias que será feita através de revisão bibliográfica. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a prática do Xadrez pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, formular estratégias, planejamento, tomada de decisão, estimular o pensamento crítico e criativo, sendo assim, é crucial que as instituições educacionais estimulem a busca por novos caminhos, explorando os diferentes recursos metodológicos disponíveis, a fim de que possam formar-se cidadãos atuantes e conscientes capazes exercer sua cidadania com excelência.-
Descrição: dc.descriptionThe main focus of this research is the main impacts of using the game of chess as a pedagogical tool in the teaching-learning process in mathematics for elementary school students. The general objective is to analyze the main impacts of using the game of Chess as a didactic resource in the teaching-learning process of students. Therefore, the following specific objectives were defined: conceptualize the teaching-learning process, present the game of Chess, discuss the potential uses of Chess as a pedagogical tool, analyze the main impacts of using Chess on the learning of elementary school students. Addressing the main impacts of using Chess as a pedagogical tool is justified by its potential as a proposed instrument in order to help educators who seek to stimulate student performance, since the use of alternative methodologies, especially through games such as Chess, low-cost and easy-to-adhere instruments, have the power to increase the motivation and engagement of students, as well as improve their development, also contributing to improve the quality indexes of educational institutions. The present study consists of a descriptive research, with results treated in a qualitative way, from the collection of data from secondary sources that will be done through a bibliographical review. With the collection of information throughout the research and the analysis of the information, it was possible to conclude that the practice of Chess can help in the development of skills such as logical reasoning, formulating strategies, planning, decision making, stimulating critical and creative thinking, therefore, it is crucial that educational institutions encourage the search for new paths, exploring the different methodological resources available, so that they can form active and conscious citizens capable of exercising their citizenship with excellence.-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de xadrez-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos metodológicos-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Título: dc.titleA utilização do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem em matemática dos alunos do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.