Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sangi, Diego Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724875409484974 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pietre, Mendelssolm Kister de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0013166907277670 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alceu Junior Paz da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1217238715072158 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7340626235030113 | - |
Autor(es): dc.creator | Marçal, Maria Luiza Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056577 | - |
Descrição: dc.description | O surgimento da filosofia marca um dos fundamentos que posteriormente levaram ao surgimento da ciência moderna, uma vez que o pensamento filosófico-científico, diferentemente do pensamento mítico, é caracterizado por buscar explicações dos fenômenos naturais na própria natureza. O entendimento dos fenômenos naturais providenciado pela ciência levou a humanidade a usar este conhecimento para intervir nos fenômenos de forma a retirar dos recursos naturais subsídios para o desenvolvimento social. Podemos dizer que a ciência moderna é um empreendimento humano de sucesso e este sucesso recorrentemente é atribuído ao método empregado na ciência, ou seja a forma empregada para se obter o conhecimento e aplicá-lo. No entanto, o surgimento de novas ciências, com métodos diferentes daqueles desenvolvidos nas ciências naturais, desencadeia discussões e reflexões acerca dos métodos empregados. Este projeto busca brevemente apresentar o desenvolvimento histórico do método científico, os movimentos e discussões dos últimos tempos, buscando trazer as críticas e contribuições de Karl Popper a respeito do método científico e os desenvolvimentos que o sucederam. Por fim, pretende-se analisar como os livros didáticos relatam o método científico empregado na química | - |
Descrição: dc.description | The emergence of philosophy marks one of the foundations that later led to the emergence of modern science, since philosophical-scientific thought, unlike mythical thought, is characterized by seeking explanations of natural phenomena in nature itself. The understanding of natural phenomena provided by science led humanity to use this knowledge to intervene in phenomena in order to extract subsidies for social development from natural resources. We can say that modern science is a successful human endeavor and this success is repeatedly attributed to the method used in science, that is, the way used to obtain knowledge and apply it. However, the emergence of new sciences, with methods different from those developed in natural sciences, triggers discussions and reflections about the methods used. This project seeks to briefly present the historical development of the scientific method, the movements and discussions of recent times, seeking to bring Karl Popper's criticisms and contributions regarding the scientific method and the developments that followed it. Finally, we intend to analyze how textbooks report the scientific method used in chemistry | - |
Descrição: dc.description | 37 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falseabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popper | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Induction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falsifiability | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento histórico do(s) método(s) científico(s) e como o método é transmitido nos livros de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: