Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Edicléa Mascarenhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | Danelon, Maria Cristina Tavares de Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antônio Botelho | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Sônia Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056572 | - |
Descrição: dc.description | A perspectiva da Funcionalidade tem sido discutida pela Organização Mundial de Saúde desde 2003 como princípio norteador na condução do trabalho com indivíduos com limitações ou deficiências. Este projeto de Doutorado teve por objetivo propor uma metodologia de ensino em um modelo de intervenção comunitária de jovens e adultos com deficiência intelectual, fundamentado no paradigma da funcionalidade. A pesquisa teve como base metodológica a abordagem aplicada e qualitativa, de caráter exploratório utilizando a perspectiva da pesquisa-ação, com observação participante que permite a produção de conhecimento sobre realidades e fenômenos sociais, com vistas à promoção de mudanças nos diferentes contextos. O procedimento técnico adotado foi o processo de estudo de caso e coleta de dados. A estrutura desse estudo se torna contemporânea, pois propõe uma análise inovadora baseada na Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, na aplicação da Escala de Intensidade de Suporte e entrevistas semi estruturadas. A partir desses modelos teóricos e metodológicos, o projeto fomentou discussões essenciais para a sua implementação em uma Instituição que trabalha com pessoas com deficiência interligando o conhecimento produzido com as tecnologias digitais, como a construção de tutoriais. Como resultado, os instrumentos, a aplicação e o levantamento dos dados orientaram ações, discussões educacionais e intervenções na comunidade, culminando na construção de novo tutorial e do Programa FISA (Funcionalidade Inclusiva Sistêmica e Aplicada). O estudo buscou ampliar pesquisas voltadas para a área da funcionalidade de indivíduos com deficiência intelectual. Espera-se que futuras iniciativas educacionais incorporem o paradigma da funcionalidade em propostas voltadas à aprendizagem de alunos de uma Rede Pública Profissionalizante e na Comunidade alinhadas às legislações vigentes que promovem planos de transição para a vida adulta desse público. | - |
Descrição: dc.description | Functioning’s perspective has been discussed by the World Health Organization since 2003 as a major leading principle in the conduction of works related to limited or disabled individuals. The following Doctor’s degree thesis Objective is to propose a teaching methodology within a community-based intervention model for young people and adults with intellectual disabilities, grounded in Functioning’s paradigm. The Methods adopted an applied, qualitative, and exploratory approach, employing an action research perspective with participant observation. This approach enables the production of knowledge about social realities and phenomena, aiming towards a promotion of changes in diverse contexts. The Technical Procedure employed was the case study method, combined with data collection. This study is contemporary in nature, as it proposes an innovative analysis based on the International Classification of Functioning, Disability, and Health, the application of the Support Intensity Scale, and semi-structured interviews. By integrating these theoretical and methodological models, the project fostered essential discussions for its implementation in an institution that serves individuals with disabilities, linking the knowledge produced with digital technologies, such as the development of instructional tutorials. As a Result, the instruments, data collection and informed decision-making, guided educational discussions, community interventions, culminating in the development of a new tutorial. This study sought to expand research focused on the Functioning of individuals with intellectual disabilities. Our main Expectations are that future educational initiatives will incorporate the Functioning’s paradigm into learning proposals for students in a Public Vocational Education Network and within the community, aligning with current legislation that promotes transition plans for adulthood with intellectual disabilities. | - |
Descrição: dc.description | 235 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | deficiência intelectual; empregabilidade; funcionalidade; inclusão social; paradigma e vídeo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Deficiência intelectual,Educação profissional, Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | intellectual disability; employability; functioning; social inclusion; paradigm and instructional video | - |
Título: dc.title | Funcionalidade, convivência e tecnologia: paradigmas contemporâneos para a compreensão da deficiência intelectual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: