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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Assaf, Andrea Videira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Flávia Maia | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Sara Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36232 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056569 | - |
| Descrição: dc.description | A formação acadêmica do cirurgião-dentista, que faz parte da equipe multidisciplinar no cuidado integral à saúde do indivíduo, precisa prepará-lo para tal exercício. Neste contexto, sua formação acadêmica em relação aos conhecimentos dos direitos e do acesso à saúde de pessoas com deficiências (PcD) pode influenciar diretamente na atenção em saúde bucal e na sua aptidão para o atendimento. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre a autopercepção do cirurgião-dentista sobre sua formação acadêmica com variáveis relacionadas ao atendimento das PcD. Este estudo descritivo-transversal, de cunho quantitativo foi realizado com uma amostra de 160 cirurgiões-dentistas da rede pública e privada da cidade de Araruama-RJ. Aplicou-se um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, para investigação de aspectos socioeconômicos, demográficos, bem como de formação acadêmica, de conhecimentos sobre as relações profissionais com PcD e sobre o direito à saúde das mesmas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva e inferencial, com o emprego do teste de Qui-quadrado ou exato de Fisher, para se testar a associação das variáveis independentes com a variável dependente (formação acadêmica para atenção às PcD), em nível de significância de 5%. Da amostra total, observou-se que quase 70% (n=112) dos profissionais tiveram formação relacionada ao atendimento às PcD, o que refletiu diretamente num maior entendimento sobre a rede de atenção básica e sua respectiva articulação (p=0,012), maior aptidão para o serviço (p<0,01), para lidar com o manejo comportamental dessas pessoas (p<0,01), percepção sobre a presença de equidade na atenção às PcD (p=0,011) e um maior conhecimento sobre princípio ou direito das PcD no Brasil (p<0,001). Em relação à variável dependente Local de trabalho, foi encontrada associação com as seguintes variáveis independentes - conhecimento sobre algum princípio ou direito das PcD no Brasil (p<0,001), conhecimento sobre o papel central da atenção básica do Sistema Único de Saúde - SUS na garantia da saúde das PcD (p<0,001), conhecimento sobre situações difíceis no acesso da PcD aos serviços públicos (p=0,001), conhecimento sobre a articulação da rede de saúde bucal para atendimento às PcD (p=0,001), conhecimento sobre a obrigação do poder público em fornecer atendimento integral de saúde geral e bucal às PcD (p=0,014) e percepção sobre a presença de equidade no cuidado às PcD (p<0,001). Constatou-se também que a maioria destas variáveis indicou uma tendência de maior conhecimento dos cirurgiões-dentistas da rede pública sobre o objeto de investigação. Concluiu-se que a formação acadêmica é uma condição relevante e que pode influenciar no atendimento às PcD, bem como num maior conhecimento sobre princípios e leis ligadas a estas pessoas, especialmente pelos profissionais dos serviços públicos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Título: dc.title | AUTOPERCEPÇÃO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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