AUTOPERCEPÇÃO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssaf, Andrea Videira-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Flávia Maia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Sara Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36232-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056569-
Descrição: dc.descriptionA formação acadêmica do cirurgião-dentista, que faz parte da equipe multidisciplinar no cuidado integral à saúde do indivíduo, precisa prepará-lo para tal exercício. Neste contexto, sua formação acadêmica em relação aos conhecimentos dos direitos e do acesso à saúde de pessoas com deficiências (PcD) pode influenciar diretamente na atenção em saúde bucal e na sua aptidão para o atendimento. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre a autopercepção do cirurgião-dentista sobre sua formação acadêmica com variáveis relacionadas ao atendimento das PcD. Este estudo descritivo-transversal, de cunho quantitativo foi realizado com uma amostra de 160 cirurgiões-dentistas da rede pública e privada da cidade de Araruama-RJ. Aplicou-se um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, para investigação de aspectos socioeconômicos, demográficos, bem como de formação acadêmica, de conhecimentos sobre as relações profissionais com PcD e sobre o direito à saúde das mesmas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva e inferencial, com o emprego do teste de Qui-quadrado ou exato de Fisher, para se testar a associação das variáveis independentes com a variável dependente (formação acadêmica para atenção às PcD), em nível de significância de 5%. Da amostra total, observou-se que quase 70% (n=112) dos profissionais tiveram formação relacionada ao atendimento às PcD, o que refletiu diretamente num maior entendimento sobre a rede de atenção básica e sua respectiva articulação (p=0,012), maior aptidão para o serviço (p<0,01), para lidar com o manejo comportamental dessas pessoas (p<0,01), percepção sobre a presença de equidade na atenção às PcD (p=0,011) e um maior conhecimento sobre princípio ou direito das PcD no Brasil (p<0,001). Em relação à variável dependente Local de trabalho, foi encontrada associação com as seguintes variáveis independentes - conhecimento sobre algum princípio ou direito das PcD no Brasil (p<0,001), conhecimento sobre o papel central da atenção básica do Sistema Único de Saúde - SUS na garantia da saúde das PcD (p<0,001), conhecimento sobre situações difíceis no acesso da PcD aos serviços públicos (p=0,001), conhecimento sobre a articulação da rede de saúde bucal para atendimento às PcD (p=0,001), conhecimento sobre a obrigação do poder público em fornecer atendimento integral de saúde geral e bucal às PcD (p=0,014) e percepção sobre a presença de equidade no cuidado às PcD (p<0,001). Constatou-se também que a maioria destas variáveis indicou uma tendência de maior conhecimento dos cirurgiões-dentistas da rede pública sobre o objeto de investigação. Concluiu-se que a formação acadêmica é uma condição relevante e que pode influenciar no atendimento às PcD, bem como num maior conhecimento sobre princípios e leis ligadas a estas pessoas, especialmente pelos profissionais dos serviços públicos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Título: dc.titleAUTOPERCEPÇÃO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.