O endomarketing como ferramenta para motivação e satisfação dos funcionários: um estudo de caso sobre uma empresa de outsourcing

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Renata Céli Moreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Denise Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3559888478267383-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ailton da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2819668585661968-
Autor(es): dc.creatorVieira, Yank Povoa Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056545-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como tema as práticas de endomarketing em uma empresa de outsourcing, focando nos impactos dessas estratégias na motivação e satisfação de seus colaboradores. O objetivo geral foi avaliar como as ações de endomarketing podem contribuir para a motivação dos funcionários. A metodologia empregada adotou o modelo de estudo de caso, com a aplicação de um questionário direcionado aos funcionários da empresa, além da realização de entrevista com membro do setor de RH da empresa. A coleta de dados foi complementada com pesquisa documental por meio de materiais já existentes, como relatórios, comunicações internas, manuais, planos de marketing, e outros documentos relevantes da organização e através da observação participante para entender melhor a dinâmica do ambiente organizacional e as práticas de endomarketing. A análise dos dados revelou que, embora a maioria dos funcionários se sinta bem informada sobre os programas de endomarketing e reconheça a importância dessas iniciativas para a motivação, ainda há uma lacuna significativa. Em particular, foi identificado que existe uma carência no reconhecimento mais assertivo dos colaboradores e na necessidade de maior transparência nas ações de comunicação interna. As estratégias de valorização profissional e transparência nas ações foram identificadas como pontos de melhoria, refletindo em uma maior satisfação dos funcionários e maior engajamento. Portanto, os resultados demonstram que o endomarketing é um aspecto crucial para a construção de um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivado. Embora a empresa já adote algumas práticas eficazes, como programas de benefícios e capacitação, ainda há necessidade de ajustes em áreas como a comunicação sobre os programas existentes e o fortalecimento do reconhecimento interno-
Descrição: dc.descriptionThis study focused on the endomarketing practices in an outsourcing company, emphasizing the impact of these strategies on the motivation and satisfaction of its employees. The main objective was to evaluate how endomarketing actions can contribute to employee motivation. The methodology used a case study model, applying a questionnaire to the company's employees, as well as conducting an interview with a member of the company's HR department. Data collection was supplemented with documentary research through existing materials, such as reports, internal communications, manuals, marketing plans, and other relevant documents from the organization, as well as participant observation to better understand the dynamics of the organizational environment and endomarketing practices. The data analysis revealed that, although most employees feel well-informed about the endomarketing programs and recognize the importance of these initiatives for motivation, there is still a significant gap. In particular, it was identified that there is a lack of more assertive recognition of employees and the need for greater transparency in internal communication actions. Strategies for professional recognition and transparency in actions were identified as areas for improvement, which would lead to greater employee satisfaction and engagement. Therefore, the results demonstrate that endomarketing is a crucial aspect of building a more collaborative and motivated work environment. Although the company already implements some effective practices, such as benefits programs and training, there is still a need for adjustments in areas such as communication about existing programs and strengthening internal recognition-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEndomarketing-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectInternal marketing-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfaction-
Palavras-chave: dc.subjectCase study-
Título: dc.titleO endomarketing como ferramenta para motivação e satisfação dos funcionários: um estudo de caso sobre uma empresa de outsourcing-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.