Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cotillas, Begoña Alarcón | - |
Autor(es): dc.contributor | Cotillas, Begoña Alarcón | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Andréa Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Jacinto, Gabriela Alexandra Estevez | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Caio Caetano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056543 | - |
Descrição: dc.description | Os conteúdos no ensino da Matemática têm sido alvo de debates por educadores de todo mundo há bastante tempo. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, e fundamental que os cidadãos tenham conhecimento sobre as ferramentas matemáticas e suas potencialidades. Para isso, e preciso não só gerar aos alunos o interesse pela matéria mas também proporcionar aos mesmos o conhecimento do trabalho de um matemático nos dias atuais. Abrir suas mentes para possíveis carreiras ao mesmo tempo que a importância da matemática no contexto atual e evidenciada. Dito isso, temos então como objetivo apresentar um conceito mais atual em geometria: Os fractais. Traremos um pouco de sua história e como abordar conceitos básicos como construções de figuras geométricas, perímetro e área de figuras através da exposição de um objeto matemático diferente do que os clássicos exemplos que em geral são trabalhados nas escolas. Também gostaríamos de fazer com que os alunos adquiram um pensamento abstrato, criativo e diferente dos problemas que estão acostumados a resolver nas escolas, por meio de atividades com um intuito desafiador e pensamento coletivo. Este projeto visa ir além dos currículos tradicionais, incorporando conceitos da matemática moderna e suas aplicações atuais na ciência, na tecnologia e no ensino. | - |
Descrição: dc.description | The content of mathematical teaching has been the subject of debates by educators around the world during a long time. In an increasingly technological society, it is essential that citizens have knowledge about mathematical tools and their full potential. In order to get this, it is not enought to generate interest for the subject in the students, but also to provide them with the knowledge of the job of mathematicians nowadays. Opening their minds to possible careers at the same time that the importance of mathematics in the current context is highlighted. That beeing said, we aim to present a more current concept of mathematical geometry; the fractal geometry. It will be shown a piece of its history and how to approach basic concepts such as constructions of geometric figures, perimeter and area of figures through the exposition of a mathematical object different than the usual old classic examples. We would also like to make students acquire abstract, creative thinking, different from the problems they are used to solving in schools, through activities with a challenging purpose and collective thinking. This project aims to go beyond traditional curricula, incorporating concepts from modern mathematics and their current applications in science, technology and teaching. | - |
Descrição: dc.description | 63 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Título: dc.title | Geometria fractal e narrativas como instrumentos para a aprendizagem de construções, perímeto e área | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: