Geometria fractal e narrativas como instrumentos para a aprendizagem de construções, perímeto e área

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCotillas, Begoña Alarcón-
Autor(es): dc.contributorCotillas, Begoña Alarcón-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Andréa Gomes-
Autor(es): dc.contributorJacinto, Gabriela Alexandra Estevez-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Caio Caetano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056543-
Descrição: dc.descriptionOs conteúdos no ensino da Matemática têm sido alvo de debates por educadores de todo mundo há bastante tempo. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, e fundamental que os cidadãos tenham conhecimento sobre as ferramentas matemáticas e suas potencialidades. Para isso, e preciso não só gerar aos alunos o interesse pela matéria mas também proporcionar aos mesmos o conhecimento do trabalho de um matemático nos dias atuais. Abrir suas mentes para possíveis carreiras ao mesmo tempo que a importância da matemática no contexto atual e evidenciada. Dito isso, temos então como objetivo apresentar um conceito mais atual em geometria: Os fractais. Traremos um pouco de sua história e como abordar conceitos básicos como construções de figuras geométricas, perímetro e área de figuras através da exposição de um objeto matemático diferente do que os clássicos exemplos que em geral são trabalhados nas escolas. Também gostaríamos de fazer com que os alunos adquiram um pensamento abstrato, criativo e diferente dos problemas que estão acostumados a resolver nas escolas, por meio de atividades com um intuito desafiador e pensamento coletivo. Este projeto visa ir além dos currículos tradicionais, incorporando conceitos da matemática moderna e suas aplicações atuais na ciência, na tecnologia e no ensino.-
Descrição: dc.descriptionThe content of mathematical teaching has been the subject of debates by educators around the world during a long time. In an increasingly technological society, it is essential that citizens have knowledge about mathematical tools and their full potential. In order to get this, it is not enought to generate interest for the subject in the students, but also to provide them with the knowledge of the job of mathematicians nowadays. Opening their minds to possible careers at the same time that the importance of mathematics in the current context is highlighted. That beeing said, we aim to present a more current concept of mathematical geometry; the fractal geometry. It will be shown a piece of its history and how to approach basic concepts such as constructions of geometric figures, perimeter and area of figures through the exposition of a mathematical object different than the usual old classic examples. We would also like to make students acquire abstract, creative thinking, different from the problems they are used to solving in schools, through activities with a challenging purpose and collective thinking. This project aims to go beyond traditional curricula, incorporating concepts from modern mathematics and their current applications in science, technology and teaching.-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFractal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFractal-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectStorytelling-
Título: dc.titleGeometria fractal e narrativas como instrumentos para a aprendizagem de construções, perímeto e área-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.