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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Luciana Gageiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Baron, Sandra Cabral | - |
Autor(es): dc.creator | Viegas, Ana Clara Mello Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39686 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056535 | - |
Descrição: dc.description | A história da educação infantil no Brasil é marcada por diversos fatores que permeiam não somente o campo educacional, mas também englobam questões culturais, políticas, econômicas e sociais das quais constituem a sociedade brasileira que, desde o princípio, foi fundamentada, especialmente, no patriarcalismo, no racismo estrutural e na desigualdade de classe. Em virtude da construção da trajetória das políticas públicas para a educação infantil no Brasil, marcado fortemente por um caráter assistencialista, criou-se uma educação caracterizada pela exclusão das classes populares. Contudo, a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, a educação infantil se tornou um direito de todas as crianças e foi incorporada a educação básica com finalidade de atender crianças de zero a cinco anos calcada no princípio indissociável: Cuidar e Educar. Assim, o presente trabalho teve como objetivo central refletir acerca da relação de cuidado entre educadores e educandos nas creches e pré-escola a partir da teoria do desenvolvimento emocional de Donald Woods Winnicott discutido no livro “O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional”, publicado em 2007 pela editora Artmed. Winnicott defende que para que o infante tenha um desenvolvimento satisfatório é necessário o suporte de um ambiente suficientemente bom. Nesse sentido, o ambiente na educação infantil, concretiza-se como suficientemente bom, quando a criança possui liberdade para ser ela mesma, brincar espontaneamente e não de forma submissa. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizei um estudo bibliográfico acerca do panorama histórico da educação infantil no Brasil e no mundo, defendendo que a educação infantil exerce uma função para além do assistencialismo e necessita de um trabalho específico na rotina de cuidados com as crianças. | - |
Descrição: dc.description | The history of early childhood education in Brazil is marked by several factors that permeate not only the educational field, but also encompass cultural, political, economic and social issues that constitute Brazilian society, which, from the beginning, was founded, especially, on patriarchy, structural racism and class inequality. Due to the construction of the trajectory of public policies for early childhood education in Brazil, strongly marked by a welfare-based nature, an education characterized by the exclusion of the working classes was created. However, from the Federal Constitution of 1998 and the Law of Guidelines and Bases (LDB) of 1996, early childhood education became a right of all children and was incorporated into basic education with the purpose of serving children from zero to five years of age based on the inseparable principle: Care and Education. Thus, the main objective of this study was to reflect on the relationship of care between educators and students in daycare centers and preschools based on Donald Woods Winnicott's theory of emotional development, discussed in the book “The Environment and the Processes of Maturation: Studies on the Theory of Emotional Development”, published in 2007 by Artmed. Winnicott argues that for an infant to have satisfactory development, the support of a sufficiently good environment is necessary. In this sense, the environment in early childhood education is considered sufficiently good when the child has the freedom to be himself or herself, to play spontaneously and not in a submissive manner. To develop the research, I conducted a bibliographic study on the historical panorama of early childhood education in Brazil and worldwide, arguing that early childhood education plays a role beyond welfare and requires specific work in the routine of childcare. | - |
Descrição: dc.description | 51 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Winnicott | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente suficientemente bom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Winnicott, D. W., 1896-1971 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Winnicott | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facilitating environment | - |
Título: dc.title | Entre o cuidar e o educar: a creche como um “ambiente suficientemente bom” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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