E-Book online para formação do professor de crianças cegas através do filme Vermelho como O Céu

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aires da Conceição-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.creatorSantos, Daniele Perez da Silva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056530-
Descrição: dc.descriptionO emprego de recursos pedagógicos na inclusão de crianças cegas é um assunto de extremo interesse para todos os educadores que cada vez mais necessitam se aperfeiçoar em práticas que efetivamente contribuam para o desenvolvimento de todos os educandos, em uma perspectiva inclusiva. Assim, os educadores devem atuar de maneira assertiva de forma que o seu público-alvo possa obter vivências cotidianas, que constantemente proporcionem sua inclusão nos diversos espaços socialmente frequentados. A presente pesquisa tem como objetivo geral construir E- Book online sobre o filme “Vermelho como o Céu” (2007) a partir da análise de dois formulários criados para o público interessado no tema. Esse filme foi escolhido porque aborda questões que possibilitam a reflexão do professor alfabetizador de crianças cegas. A metodologia utilizada foi a exploratória qualitativa para analisar o filme em questão, a partir de suas características técnicas, dos seus conteúdos acerca da deficiência visual. Foi avaliado: (i) o quanto a sua mensagem atende as questões relacionadas à inclusão escolar de crianças cegas; (ii) se essa obra pode contribuir para a formação docente do profissional alfabetizador no Sistema Braille no âmbito escolar e social (iii) se o filme reflete as características sociais da época; (iv) se as condições socioeducativas atuais diferem significativamente daquelas descritas no filme em questão. Os questionários foram construídos no Google Forms. O primeiro foi construído com premissas a priori contendo 27 perguntas de cinco tipos: (i) Resposta Curta (n= 8); (ii) Resposta Longa (n= 4); (iii) Fechada de Múltipla Escolha (n= 12); (iv) Fechada com Caixa de Seleção (n= 2); (v) Escala Linear (n= 1). O segundo questionário abordou 54 postagens realizadas no blog Cine Pedagogia sobre o filme em questão empregando 54 Fechadas com 45 opções cada. Esse questionário foi construído a posteriori, pois após leitura das postagens foi estabelecida uma lista com 45 palavras. Devido ao seu tamanho, o segundo questionário foi dividido em duas partes (1o. n= 30 perguntas; 2o. n= 24 perguntas). Os questionários foram validados por mestrando do CMPDI. A validação do 1o. questionário contou com a participação de 5 mestrandos. O 2o. questionário não houve validação. Ao final desta pesquisa, conclui-se que o filme possui elementos que o qualifica para ser utilizado como Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente como norteador para o professor alfabetizador no Sistema Braille. Os links dos questionários estão disponíveis para aplicação direta ou indireta (após adaptações necessárias) para cada público-alvo tais como professores, alunos, familiares, médicos, psicólogos, entre outros. Esses formulários serão divulgados no formato de capítulo de um e-book que se encontra em construção e será disponível gratuitamente pela internet.-
Descrição: dc.descriptionThe use of pedagogical resources in the inclusion of blind children is a subject of extreme interest for all educators who increasingly need to improve themselves in practices that effectively contribute to the development of all students, from an inclusive perspective. Therefore, educators must act assertively so that their target audience can obtain everyday experiences that constantly provide their inclusion in the various socially frequented spaces. The general objective of this research is to build an online E-Book about the film “Vermelho como o Céu” (2007) based on the analysis of two forms created for the public interested in the topic. This film was chosen because it addresses issues that enable literacy teachers to reflect on blind children. The methodology used was qualitative exploratory to analyze the film in question, based on its technical characteristics and its contents regarding visual impairment. The following were assessed: (i) how well your message addresses issues related to the school inclusion of blind children; (ii) whether this work can contribute to the teaching training of literacy professionals in the Braille System in the school and social context (iii) whether the film reflects the social characteristics of the time; (iv) whether current socio-educational conditions differ significantly from those described in the film in question. The questionnaires were built in Google Forms. The first was constructed with a priori premises containing 27 questions of five types: (i) Short Answer (n= 8); (ii) Long Response (n= 4); (iii) Closed Multiple Choice (n= 12); (iv) Closed with Selection Box (n= 2); (v) Linear Scale (n= 1). The second questionnaire covered 54 posts made on the Cine Pedagogia blog about the film in question using 54 Closed with 45 options each. This questionnaire was constructed a posteriori, as after reading the posts a list of 45 words was established. Due to its size, the second questionnaire was divided into two parts (1st. n= 30 questions; 2nd. n= 24 questions). The questionnaires were validated by a master's student at CMPDI. Validation of the 1st. questionnaire had the participation of 5 master's students. The 2nd. questionnaire was not validated. At the end of this research, it is concluded that the film has elements that qualify it to be used as Information and Communication Technologies, mainly as a guide for literacy teachers using the Braille System. The questionnaire links are available for direct or indirect application (after necessary adaptations) for each target audience such as teachers, students, family members, doctors, psychologists, among others. These forms will be published in the format of a chapter of an e-book that is currently under construction and will be available free of charge online.-
Descrição: dc.description199 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectdeficiência visual; lúdico; educação especial; Sistema Braille-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial, Educação inclusiva, Pessoa com deficiência visual, Sistema braille, Material didático-
Palavras-chave: dc.subjectvisual impairment; ludic; special education; Braille System-
Título: dc.titleE-Book online para formação do professor de crianças cegas através do filme Vermelho como O Céu-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.