Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Simone Rembold | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0834360009074877 | - |
Autor(es): dc.contributor | Correia, Dayse Mary da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0432978910790784 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Thalita do | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0707938810867611 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8299660572394235 | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Mariah Ferretti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39430 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056529 | - |
Descrição: dc.description | O aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo é uma relidade, entretando a rapidez da evolução tecnológica leva à exclusão de uma parcela dos idosos do meio globalizado. Tal realidade ficou ainda mais evidente no período da pandemia, de COVID-19, no período de 2020 a 2021, visto que o isolamento social impossibilitou o contato físico e as interações com outros indivíduos aconteceram de forma remota, fazendo com que aqueles que não dispunham de capacidade tecnológica tornaram-se proscritos socialmente. Este estudo tem como objetivo identificar as principais estratégias da tecnologia de informação e comunicação utilizadas junto a idosos durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata- se de uma revisão integrativa, a fim de identificar a importância das tecnologias de informação e comunicação na inserção social ativa dos idosos durante a pandemia. A elaboração da questão de pesquisa usou estratégia de PICo, onde a população (P) foram as pessoas idosas, a intervenção (I) foram as tescologias da Informação e Comunicação, e o contexto (Co) a inserção social durate a pandemia de COVID-19. Resultados: Foram levantadas, ao final, oito publicações que atenderam aos critérios de inclusão do estudo, que abordaram: terapia de resolução de problemas on line; uso de internet; telefones celulares e e-mail para o manejo da solidão em idosos frágeis e pré-frágeis, idosos residentes em instituições de longa permanência, bem como em pacientes em fim de vida; o acesso às mídias sociais para a busca de informações; telessaúde; estímulo à atividade física no domicílio com orientação on-line visando à prevenção do declínio funcional. Conclusão: O estudo aponta o uso das tecnologias de informação e comunicação como um meio efetivo de inserção social dos idosos durante a pandemia de COVID-19. A educação digital dos idosos é uma atividade de saúde importante para o alcance deste objetivo. | - |
Descrição: dc.description | The increase in life expectancy in Brazil and in the world is a reality, however the speed of technological evolution leads to the exclusion of a portion of the elderly from the globalized environment. This reality became even more evident in the period of the pandemic, of COVID-19, in the period from 2020 to 2021, since social isolation made it impossible for physical and respiratory contact with other individuals to happen remotely, making those who did not have of technological capability have become socially outcasts. This study aims to identify the main information and communication technology strategies used with the elderly during the COVID-19 pandemic. Method: This is an integrative review, in order to identify the importance of information and communication technologies in the active social insertion of the elderly during the pandemic. The elaboration of the research question used the PICo strategy, where the population (P) was the elderly, the intervention (I) was the Technologies of Information and Communication, and the context (Co) the social insertion during the COVID pandemic -19. Results: In the end, eight publications that met the inclusion criteria of the study were raised, which addressed: online problem solving therapy; Internet use; cell phones and e-mail for the management of loneliness in the elderly and pre-frail elderly, elderly residents in long-term institutions, as well as in patients at the end of life; access to social media to search for information; telehealth; stimulation of physical activity at home with online guidance aimed at preventing functional decline. Conclusion: The study pointed to the use of information and communication technologies as an effective means of social inclusion for the elderly during the COVID-19 pandemic. The digital education of the elderly is an important health activity to achieve this goal. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isolamento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aged | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Título: dc.title | O uso das tecnologias da informação e comunicação como estratégia de inserção social do idoso durante a pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: