
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Iorio Filho, Rafael Mario | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6556597388531401 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Baptista, Bárbara Gomes Lupetti | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6684240224402695 | - |
| Autor(es): dc.contributor | d’Aquino, Lúcia Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5248033690404165 | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Isabella Corrêa dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38321 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056523 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo objetivou compreender as dinâmicas que envolvem o programa “Au Pair” e a forma como o aspecto migratório do programa serve de fomento para a precarização do trabalho de assistência à infância, além de, em contexto prático, buscar ferramentas do Direito Internacional a fim de trazer fiscalização e maior aplicação as legislações e convenções já existentes sobre os direitos das trabalhadoras domésticas. O programa "Au Pair" é uma forma de intercâmbio cultural, segundo as Agências responsáveis, através do qual jovens de 18 a 26 anos de idade viajam para outros países, geralmente no norte global, sendo recebidas em residências estrangeiras nas quais passam a viver, afim de que possam conhecer a cultura local, aprofundar o conhecimento da linguagem e aumentar sua gama de oportunidades de carreira. Entretanto, a contraprestação de tal vivência é o trabalho para as famílias anfitriãs, cuidando das crianças da casa e realizando outros trabalhos domésticos. Nesse sentido, diversas dinâmicas que facilitam e permitem a exploração das jovens Au Pairs latino-americanas como trabalhadoras se instauram, causando recorrência de violações de normas e abusos. Para compreender tais dinâmicas e como combatê-las, utilizou-se a metodologia exploratória qualitativa, baseado na leitura de bibliografias acerca da temática, relatos de "Au Pairs", normas e convenções de organizações internacionais. Assim sendo, chegou-se a conclusão de que a estrutura do programa Au Pair existe, principalmente, para suprir as lacunas do trabalho de assistência à infância de modo barato e flexível, utilizando da propaganda de benefícios e boas experiências em países do norte global para angariar mão de obra fácil e alienada de seus direitos e estado de vulnerabilidade, o que restou evidente pela forma que a assistência é principalmente dirigida às famílias em detrimento das jovens, negligenciando os abusos, além do esforço realizado para evitar legislações que versem sobre os seus direitos nos Estados Unidos da América. Na Irlanda, por outro lado, a ratificação da Convenção nº 189 da Organização Internacional do Trabalho teve um papel importante para o reconhecimento, de fato, do caráter trabalhista do programa, assim assegurando os direitos correspondentes às Au Pairs. Dessa forma, a necessidade de dirigir-se a essa problemática para a comunidade internacional se cria para que os Estados sejam incentivados a ratificarem convenções e legislarem sobre a temática de forma específica | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to understand the dynamics involving the “Au Pair” program and the way in which the migratory aspect of the program serves to promote the precariousness of child care work, in addition to, in a practical context, seeking tools from International Law in order to bring oversight and greater enforcement of existing legislation and conventions on the rights of domestic workers. The "Au Pair" program is a form of cultural exchange, according to the responsible Agencies, through which young people aged 18 to 26 travel to other countries, generally in the global north, being welcomed into foreign residences in which they start to live, so they can get to know the local culture, deepen their knowledge of the language and increase their range of career opportunities. However, the compensation for this experience is to work for the host families, caring for the children in the household, and carrying out other domestic work. In this sense, several dynamics that facilitate and allow the exploitation of young Latin American Au Pairs as workers are established, causing the recurrence of reports of norms and abuses. To understand such dynamics and how to combat them, a qualitative exploratory methodology was used, based on reading bibliographies, reports from "Au Pairs", standards and conventions of international organizations. Therefore, it was concluded that the structure of the Au Pair program exists, mainly, to fill the gaps in childcare work cheaply and flexibly, using the advertising of benefits and good experiences in countries in the global north to attract labor that is easy and alienated from their rights and state of vulnerability, which is evident from how assistance is directed mainly to families to the detriment of young people, neglecting abuses, in addition to the effort made to avoid legislation that affects their rights in the United States of America. In Ireland, on the other hand, the ratification of Convention No. 189 of the International Labor Organization played an important role in recognizing, in fact, the labor nature of the program, thus ensuring the corresponding rights of Au Pairs. Therefore, the need to address this problem to the international community is created so that States are encouraged to ratify conventions and legislate on a specific topic | - |
| Descrição: dc.description | 62 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Au Pair | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Trabalhistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exploração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito do trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito internacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intercâmbio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Au Pair | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exploitation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vulnerability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workers Rights | - |
| Título: dc.title | “Como igual”: o programa “au pair” e as vulnerabilidades das jovens latino-americanas no contexto do norte global | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: