Identidade e memória nos quadrinhos de Marcello Quintanilha: um olhar sobre o cotidiano das classes subalternas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDomingues, Rachel Bertol-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares da-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ana Paula Goulart-
Autor(es): dc.contributorMuanis, Felipe de Castro-
Autor(es): dc.creatorSixel, Gustavo Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056521-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa a obra do quadrinista Marcello Quintanilha, através de narrativas avulsas e álbuns autorais publicados no Brasil (1999-2021), que expressam características do quadrinho moderno, como a autobiografia, a memória, o cotidiano e a crítica social, e busca situar a proposta do artista dentro da linguagem e do meio editorial. Seu universo, com histórias transcorridas em regiões periféricas e personagens de classes subalternas, motiva debates sobre o protagonismo de personagens oprimidos bem como a escolha por sublinhar suas contradições; a visibilidade de negros e negras e do racismo, em tramas que revelam a presença da ideologia racista no cotidiano. Aspectos autobiográficos e históricos estão inter- relacionados na obra de Quintanilha, em memórias pessoais e de segunda geração, em especial as de seu pai, operário-jogador em um clube de futebol de fábrica, lembranças que assumem relação privilegiada com um lugar – o bairro do Barreto, na cidade de Niterói (RJ), onde o autor viveu na infância e na adolescência, e cuja atmosfera busca reter. A pesquisa aponta a presença da nostalgia como chave criativa da obra. O elo entre o histórico e o ficcional, juntamente com a “escavação de ruínas”, como em Benjamin (1987), estabelecem o sentimento nostálgico como caminho para a busca de sua identidade e da constituição de uma proposta estética única, marcada por sentidos indicados tanto da nostalgia reflexiva, conforme Svetlana Boym (2017), como na imaginação mnemônica, de Keightley e Pickering (2012). Neste sentido, a pesquisa parte da percepção que, diante de um tempo em crise, como aponta Arendt (2016), Quintanilha, em sua proposta, constitui uma forma criativa e inovadora de lidar e apreciar o tempo, destacando poética e visualmente sua passagem e também a tensão entre o espaço de experiência e o horizonte de expectativa (Koselleck, 2006), no cotidiano de pessoas comuns e suas escolhas.-
Descrição: dc.descriptionThis research analyzes the work of the comic book artist Marcello Quintanilha, through separate narratives and authorial albums published in Brazil (1999-2021), which express characteristics of the modern comic book, such as autobiography, memory, daily life and social critique, and seeks to situate the artist's proposal within the language and the publishing medium. His universe, with stories set in peripheral regions and characters from subaltern classes, motivates debates about the protagonism of oppressed characters as well as the emphasis on their contradictions; the visibility of black men and women and racism, in plots that reveal the presence of racist ideology in daily life. Autobiographical and historical aspects are interrelated in Quintanilha's work, in personal and second-generation memories, especially those of his father, a worker-player in a factory soccer club, memories which assume a privileged relationship with a place – the neighborhood of Barreto, in the city of Niterói (RJ), where the author lived in his childhood and adolescence, and whose atmosphere he seeks to retain. The research points to the presence of nostalgia as a creative key to the work. The link between the historical and the fictional, along with the "excavation of ruins," as in Benjamin (1987), establish the nostalgic feeling as a path to the search for its identity and the constitution of a unique aesthetic proposal, marked by senses indicated both from reflective nostalgia, according to Svetlana Boym (2017), and in the mnemonic imagination, by Keightley and Pickering (2012). In this sense, the research starts from the perception that, facing a time in crisis, as Arendt (2016) points out, Quintanilha, in his proposal, constitutes a creative and innovative way of dealing with and appreciating time, poetically and visually highlighting its passage and also the tension between the space of experience and the horizon of expectation (Koselleck, 2006), in the daily lives of ordinary people and their choices.-
Descrição: dc.description167 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectMarcello Quintanilha-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectMarcello Quintanilha-
Título: dc.titleIdentidade e memória nos quadrinhos de Marcello Quintanilha: um olhar sobre o cotidiano das classes subalternas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.