Uso da prática baseada em evidências por docentes de Enfermagem: estudo do tipo survey

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPenha, Sirlene Luz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Kelli Borges dos-
Autor(es): dc.creatorMessias, Cláudia Maria-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Caroline Campos-
Autor(es): dc.creatorPüschel, Vilanice Alves de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36314-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20246701-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056512-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: Identificar o uso da prática baseada em evidências (PBE) por docentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio eletrônico utilizando instrumento “Evidence-Based Practice Questionnaire”, sendo enviado para a lista de contatos de docentes de instituições de graduação de enfermagem de diferentes estados brasileiros. Resultados: Participaram do estudo 117 docentes de 17 estados do Brasil, com taxa de resposta de 21,3%. Dos 86,3% dos respondentes informaram abordar a PBE no ensino de enfermagem, atuaram como enfermeiro previamente (91,4%) e possuem como nível máximo de escolaridade o doutorado (57,2%). Nos domínios atitudes, conhecimento e habilidade sobre a PBE obteve-se escore elevado acima de 80%. Conclusão: os participantes abordam a PBE no ensino em que atuam; apresentam atitudes positivas e conhecimento relacionado à PBE de acordo com os escores utilizados.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionObjective: To identify the use of evidence-based practice (PBE) by nursing teachers of higher education institutions in Brazil. Method: Descriptive study of quantitative approach. The data collection took place by electronic means using the instrument “Evidence-Based Practice Questionnaire ”, being sent to the contact list of professors of undergraduate nursing institutions from different Brazilian states. Results: 117 professors from 17 states of Brazil participated in the study, with a response rate of 21.3%. Of the 86.3% of the respondents reported approaching PBE in nursing education, acted as a nurse previously (91.4%) and have as a maximum level of education the doctorate (57.2%). In the domains attitudes, knowledge and skill about PBE, a high score was obtained above 80%. Conclusion : the participants approach PBE in the teaching in which they work; they present positive attitudes and knowledge related to PBE according to the scores used.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
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Formato: dc.formattext/html-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOnline Brazilian Journal of Nursing-
Relação: dc.relationONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Clínica Baseada em Evidências-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEvidence-Based Practice-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.titleUso da prática baseada em evidências por docentes de Enfermagem: estudo do tipo survey-
Título: dc.titleUse of evidence-based practice by nursing teachers: a survey study-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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