
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Penha, Sirlene Luz | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Kelli Borges dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Messias, Cláudia Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Caroline Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Püschel, Vilanice Alves de Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36314 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246701 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056512 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Identificar o uso da prática baseada em evidências (PBE) por docentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio eletrônico utilizando instrumento “Evidence-Based Practice Questionnaire”, sendo enviado para a lista de contatos de docentes de instituições de graduação de enfermagem de diferentes estados brasileiros. Resultados: Participaram do estudo 117 docentes de 17 estados do Brasil, com taxa de resposta de 21,3%. Dos 86,3% dos respondentes informaram abordar a PBE no ensino de enfermagem, atuaram como enfermeiro previamente (91,4%) e possuem como nível máximo de escolaridade o doutorado (57,2%). Nos domínios atitudes, conhecimento e habilidade sobre a PBE obteve-se escore elevado acima de 80%. Conclusão: os participantes abordam a PBE no ensino em que atuam; apresentam atitudes positivas e conhecimento relacionado à PBE de acordo com os escores utilizados. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Descrição: dc.description | Objective: To identify the use of evidence-based practice (PBE) by nursing teachers of higher education institutions in Brazil. Method: Descriptive study of quantitative approach. The data collection took place by electronic means using the instrument “Evidence-Based Practice Questionnaire ”, being sent to the contact list of professors of undergraduate nursing institutions from different Brazilian states. Results: 117 professors from 17 states of Brazil participated in the study, with a response rate of 21.3%. Of the 86.3% of the respondents reported approaching PBE in nursing education, acted as a nurse previously (91.4%) and have as a maximum level of education the doctorate (57.2%). In the domains attitudes, knowledge and skill about PBE, a high score was obtained above 80%. Conclusion : the participants approach PBE in the teaching in which they work; they present positive attitudes and knowledge related to PBE according to the scores used. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
| Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
| Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Clínica Baseada em Evidências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evidence-Based Practice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Título: dc.title | Uso da prática baseada em evidências por docentes de Enfermagem: estudo do tipo survey | - |
| Título: dc.title | Use of evidence-based practice by nursing teachers: a survey study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: