Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tedesco, Silvia Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6670766758039093 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Beatriz Adura | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7459630733293557 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Adriana Rosa Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Carla Souza Silveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Isabel Teresa Pinto Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9846564923612933 | - |
Autor(es): dc.creator | Firer, Tali | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37742 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056507 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação consiste em pesquisar os efeitos da prática multidisciplinar sobre a perícia forense e a sentença judicial que contribuem com o fechamento da porta de entrada do manicômio judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Interessados nos efeitos dessa prática de saúde produzidos no sistema judiciário, sobretudo no fluxo de porta de entrada, acompanhamos o trabalho da equipe multidisciplinar, que opera na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária desde 2016, com a finalidade de fornecer subsídios ao processo pericial e à decisão judicial e nos debruçamos sobre os documentos judiciais, dentre os quais: laudo pericial, relatório multidisciplinar e sentença judicial. Como efeito, observamos certa permeabilidade das práticas de saúde no exercício diário do sistema judiciário que favorecem o encaminhamento da medida de segurança na modalidade ambulatorial, nas redes SUS e SUAS – a partir do qual é possível desnaturalizar práticas encarceradoras, segregacionistas e manicomiais para pensar o fim do manicômio judiciário. Com essa aposta, sustentada pelo paradigma da atenção psicossocial e da reforma psiquiátrica, trazemos algumas provocações diretrizes voltadas à maior visibilidade e potencialização da inserção da prática multidisciplinar no âmbito jurídico como maximização da efetivação dos processos de desjudicialização da vida. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation consists in studying the effects of the multidisciplinary practices on forensic process and jugde sentence that contributes for closing the entry door of the Hospital of Custody and Psychiatric Treatment in the State of Rio de Janeiro. Interested in the effects of this health practice produced in the judicial system, especially in the flow of the entry door of the psychiatric hospice, we followed up the work of the multidisciplinary team, that operates at the Secretary of Penitentiary Administration since 2016, with the purpose of providing subsidies to the forensic process and the final judge decision and looked at the judicial documents, including forensic reports, multidisciplinary records and court verdicts. As an effect of the multidisciplinary support, we observed a permeability of the judicial system by some health practices and that the daily exercise of these practices favors security measures to be undertaken in ambulatory institutions instead of closed hospitalization. This opens the possibility to denaturalize imprisoning, segregationist and asylum practices and to think about a possible closure of the judicial hospice. Finally, supported by the paradigm of psychosocial health and psychiatric reform, we bring some provocationguidelines aimed to give greater visibility and potentiality to the multidisciplinary practice in the legal sphere as a mean to maximize an effective dejudicialization of life. | - |
Descrição: dc.description | 118 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Porta de entrada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática multidisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desjudicialização da vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manicômio judiciário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entry door | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multidisciplinary practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dejudicialization of life | - |
Título: dc.title | A prática multidisciplinar nas transformações da porta de entrada do manicômio judiciário | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: