Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0853766455572489 | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8086836093429390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lucia Prudencia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5192328854991448 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Felipe do Espírito Santo Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2377006948068112 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antônio Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8677935625128360 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Jacqueline de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8762618535669594 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3477765417491474 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Adezilton Cordeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37522 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056485 | - |
Descrição: dc.description | A humanização passa pelo processo de naturalização de pessoas com deficiência em nosso ambiente em comunidade. Quanto mais comum for o modo como a sociedade enxergá-las, menor será a incompatibilidade de planejamento estrutural que as renegue em projetos como um todo. O assunto deveria reverberar assiduamente, dentro e fora de espaços acadêmicos e políticos tornando-se mais popular e acessível. Para isso ocorrer, nos mais diferentes ramos de atividades, deve haver maior conscientização popular e aceitação social a começar pelo espaço dentro da sala de aula. Assim, teve-se como objetivo produzir histórias em quadrinhos (HQ) protagonizadas por crianças com deficiências, a fim de contribuir com sua visibilidade. Através do levantamento em bases bibliográficas, foram consultados artigos, pesquisas e dados especializados como forma de analisar e contextualizar deficiências para aplicar no processo criativo. Dados sobre abordagem das histórias em quadrinhos ao longo do tempo foram levantados procurando-se avaliar o tipo de informações necessárias para produzir uma narrativa contendo pessoas com deficiências voltadas à educação escolar. Para representar uma perspectiva mais condizente com argumentos que serviram de base à criação dos roteiros foram investigadas obras em quadrinhos que abordam esse tema, sendo consideradas suas particularidades. Foram criados 6 personagens com diferentes tipos de deficiências, com idade entre 8 a 10 anos, sendo cada um para uma história. Procurou-se especificar determinados pontos que contribuíram para dar características próprias aos personagens criados que conduziram atributos de concepções criativas desde a visual até propostas narrativas que possibilitaram a elaboração de personalidades e histórias baseadas em argumentos pertinentes. Para validar a pesquisa, as histórias foram contadas em uma escola pública de Niterói almejando-se promover a socialização de pessoas com deficiência, especialmente em ambiente escolar. Avaliou-se o grau de aceitação junto ao público-alvo entre 9 e 11 anos, por meio de questionário aplicado após a contação de histórias em sala. As crianças corresponderam de forma positiva ao contato com as HQs, mostrando um interesse elevado pelos personagens e conteúdo abordado. Conclui-se que foi confirmado o potencial instrutivo, conscientizador e humanizador durante a contação das histórias. Elas apresentaram atributos pedagógicos, como, por exemplo, possibilitar o seu uso em diferentes disciplinas de forma relevante e satisfatória que podem ser expandidos posteriormente durante as aulas. Os quadrinhos podem alcançar maiores parcelas da sociedade dentro da proposta apresentada para que a contribuição alcance um número maior de pessoas. Dessa forma, é possível, consequentemente, demonstrar como a arte pode contribuir com causas e movimentos sociais e educativos relevantes. | - |
Descrição: dc.description | Humanization involves the process of naturalizing people with disabilities in our community environment. The more common the way society sees them, the less structural planning incompatibility that rejects them in projects as a whole. The subject should reverberate assiduously, inside and outside academic and political spaces, becoming more popular and accessible. For this to occur, in the most different areas of activity, there must be greater popular awareness and social acceptance, starting with the space inside the classroom. Thus, the objective was to produce comic books (comics) starring children with disabilities, in order to contribute to their visibility. Through a survey of bibliographical bases, articles, research and specialized data were consulted as a way of analyzing and contextualizing deficiencies to apply to the creative process. Data on the approach to comic books over time were collected in an attempt to evaluate the type of information necessary to produce a narrative containing people with disabilities aimed at school education. To represent a perspective more consistent with the arguments that served as the basis for the creation of the scripts, comic works that address this topic were investigated, considering their particularities. 6 characters with different types of disabilities were created, aged between 8 and 10 years old, each for a story. We sought to specify certain points that contributed to giving specific characteristics to the characters created that led to attributes of creative conceptions, from the visual to narrative proposals that enabled the elaboration of personalities and stories based on pertinent arguments. To validate the research, the stories were told in a public school in Niterói with the aim of promoting the socialization of people with disabilities, especially in a school environment. The degree of acceptance among the target audience between 9 and 11 years old was assessed, using a questionnaire administered after storytelling in the classroom. The children responded positively to the contact with the comics, showing a high interest in the characters and content covered. It is concluded that the instructive, awareness-raising and humanizing potential during the storytelling was confirmed. They presented pedagogical attributes, such as, for example, enabling their use in different subjects in a relevant and satisfactory way that can be expanded later during classes. Comics can reach larger parts of society within the proposal presented so that the contribution reaches a greater number of people. In this way, it is possible, consequently, to demonstrate how art can contribute to relevant social and educational causes and movements. | - |
Descrição: dc.description | 121 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa gráfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | livro ilustrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | ilustração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | graphic narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | illustrated book | - |
Palavras-chave: dc.subject | comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | illustration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Equity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Título: dc.title | Histórias em quadrinhos protagonizadas por crianças com deficiência: uma proposta inclusiva no ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: