Aprendizagem colaborativa e TDC na química: uma proposta para o estudo de radioatividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorAssis, Lúcia Maria de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8169985059176655-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Laisa Caroline Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056474-
Descrição: dc.descriptionA radioatividade configura um conteúdo que permeia controvérsias acerca de seu conceito e aplicações desde sua descoberta. Decorrente da instauração de uma movimentação de Guerra entre países ocidentais, as crescentes discussões acerca dos impactos ambientais decorrentes da utilização inadequada de substâncias radioativas e suas consequências tomaram uma demanda ainda maior, em escala mundial. Nesse sentido, esse estudo propõe a integração de textos de divulgação científica (TDC) e abordagens colaborativas para o conteúdo de radioatividade, com vistas a uma formação crítica. Para tanto, foram elaborados seis TDC, contemplando aspectos sobre radioatividade, tais como histórico e Nobel, energia nuclear, bombas, medicina e agricultura. Os textos produzidos foram analisados mediante os critérios: Conteúdo, análise geral (Química, Fronteira e Temas transversais) e análise específica (Temática, Características da atividade científica e Abordagens/contexto) e a forma (Estrutura, Linguagem e Recursos textuais e visuais). Através das análises feitas podemos afirmar a qualidade dos materiais produzidos de acordo com os critérios usados. Assim, para fomentar esclarecimentos e proporcionar discussões acerca do conceito em questão foram escolhidas duas dinâmicas de abordagens colaborativas: debate estruturado e controvérsia estruturada, as quais foram apresentadas como propostas pautadas nos textos produzidos. Neste âmbito, o presente trabalho procura propor a integração de textos de divulgação científica (TDC) e abordagens colaborativas para o conteúdo de radioatividade, com vistas a uma formação crítica-
Descrição: dc.descriptionThe radioactivity constitutes a content that permeates controversies regarding its concept and applications since its discovery. As a result of the onset of a War movement among Western countries, the growing discussions about the environmental impacts resulting from the improper use of radioactive substances and their consequences have taken on an even greater demand on a global scale. In this sense, this study proposes the integration of Scientific Dissemination Texts (TDC) and collaborative approaches to the content of radioactivity, aiming at critical education. For this purpose, six TDCs were elaborated, covering aspects of radioactivity such as history and Nobel, nuclear energy, bombs, medicine, and agriculture. The produced texts were analyzed according to the criteria: Content, general analysis (Chemistry, Frontier, and Transversal Themes) and specific analysis (Theme, Characteristics of scientific activity, and Approaches/context) and form (Structure, Language, and textual and visual resources). Through the analyses conducted, we can affirm the quality of the materials produced according to the criteria used. Thus, to promote clarification and stimulate discussions about the concept in question, two dynamics of collaborative approaches were chosen: structured debate and structured controversy, which were presented as proposals based on the produced texts. In this context, this work seeks to propose the integration of Scientific Dissemination Texts (TDC) and collaborative approaches to the content of radioactivity, aiming at critical education-
Descrição: dc.description91 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectTDC-
Palavras-chave: dc.subjectControvérsia estruturada-
Palavras-chave: dc.subjectDebate estruturado-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRadioactivity-
Palavras-chave: dc.subjectTDC-
Palavras-chave: dc.subjectStructured controversy-
Palavras-chave: dc.subjectStructured debate-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Título: dc.titleAprendizagem colaborativa e TDC na química: uma proposta para o estudo de radioatividade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.