A teoria do narrador não confiável no audiovisual: O diretor, a personagem e o espectador, todos têm um ponto de vista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorFreire, Mariana Baltar-
Autor(es): dc.contributorLauria, Pedro Artur Baptista-
Autor(es): dc.creatorMussauer, Camilla Quelhas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056470-
Descrição: dc.descriptionO trabalho explora o conceito de narrador no audiovisual, com ênfase no "Narrador Não Confiável", destacando como diferentes perspectivas moldam a narrativa e a interpretação do espectador. A pesquisa analisa a evolução da tentativa de ocultação do narrador, partindo da literatura, avançando para o Primeiro Cinema e chegando às produções contemporâneas. Para isso, procura-se entender essa trajetória através dos estudos, principalmente, de Wayne C. Booth (1983), Flávia Cesarino Costa (1995), Lígia Chiappini Moraes Leite (2000) e Luís Miguel Cardoso (2003). Além disso, aborda o impacto de elementos como fotografia, arte, som, direção e pós-produção na construção das perspectivas dessas histórias, os quais foram desenvolvidos a partir das pesquisas de Nathalia Tourinho Duarte (2021), Julierme Morais e Rodrigo Francisco Dias (2005) e exemplificados através de diversas obras audiovisuais. Também, utilizando a série This is Us como estudo de caso, são discutidos aspectos narrativos como a utilização de linhas temporais distintas e a representação da coletânea das diferentes memórias de cada um dos personagens pode provocar o ideal maniqueísta de certo versus errado. Tal desenvolvimento é realizado fundamentado nos estudos de Mariana Baltar e Carolina Amaral (2023). Ao final, conclui-se que as narrativas são sempre filtradas por múltiplos pontos de vista, reforçando a impossibilidade de uma representação neutra da realidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research explores the concept of the narrator in audiovisual media, with an emphasis on the "Unreliable Narrator," highlighting how different perspectives shape both the narrative and the viewer's interpretation. It examines the evolution of attempts to hide the narrator, beginning with literature, advancing to Early Cinema, and reaching contemporary productions. This trajectory is analyzed primarily through the studies of Wayne C. Booth (1983), Flávia Cesarino Costa (1995), Lígia Chiappini Moraes Leite (2000), and Luís Miguel Cardoso (2003). Furthermore, the impact of elements such as cinematography, art, sound, direction, and post-production on the construction of these narrative perspectives is addressed, drawing from the research of Nathalia Tourinho Duarte (2021), Julierme Morais, and Rodrigo Francisco Dias (2005) and exemplified through various audiovisual works. Using the TV show This Is Us as a case study, the research discusses narrative aspects such as the use of distinct timelines and the representation of the collective memories of each character, which challenges the manichean ideal of right versus wrong. This analysis is grounded in the studies of Mariana Baltar and Carolina Amaral (2023). Ultimately, the study concludes that narratives are always filtered through multiple points of view, reinforcing the impossibility of a neutral representation of reality.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectIlusão narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectNarrador não confiável-
Palavras-chave: dc.subjectCinema de atrações-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectUnreliable narrator-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative perspective-
Palavras-chave: dc.subjectCinema of attractions-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative illusion-
Título: dc.titleA teoria do narrador não confiável no audiovisual: O diretor, a personagem e o espectador, todos têm um ponto de vista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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