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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Jéssica do Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Samanta Henriques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38246 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056467 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação de mestrado aborda algumas dificuldades dos licenciandos de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Gragoatá, nas práticas de leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos. O objetivo principal foi mapear e analisar os principais desafios dos estudantes do curso de licenciatura em Letras acerca das práticas de leitura-escrita de gêneros acadêmicos, investigando, inclusive, suas implicações sobre a formação docente. A pesquisa justificou-se pela importância de investigações sobre os letramentos acadêmicos, isto é, sobre as práticas sociais letradas estranhadas pelos estudantes nessa esfera discursiva, a universidade. A academia é um campo da atividade humana com o qual os estudantes, em especial os licenciandos, não estão familiarizados, desconhecendo, portanto, seus gêneros discursivos, necessários ao longo de toda a vida acadêmica e formativa de professores e professoras profissionais-pesquisadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, descritiva e exploratória, envolvendo a pesquisa bibliográfica do tema em plataformas acadêmicas de busca, como o Scielo e o banco de teses e dissertações da Capes. A pesquisa documental foi a análise dos Projetos Pedagógicos do Curso de Letras (UFF, 2018a) e de outros documentos oficiais, como a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores (UFF, 2018b); a pesquisa de campo resumiu-se à aplicação de questionários semiestruturados aos estudantes do curso de Letras e à realização de grupos focais com esses estudantes, cotejando os enunciados concretos (primeiro, na modalidade escrita e, segundo, na oral), para a realização da Análise Dialógica do Discurso (ADD), com ancoragem no dialogismo bakhtiniano. O cotejo foi, portanto, o cerne da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Concluímos que o mapeamento e a análise desenvolvidos nessa dissertação sobre os principais desafios de estudantes dos cursos de licenciatura em Letras (UFF/Gragoatá) acerca das práticas de leitura-escrita de gêneros acadêmicos mostraram que é preciso repensar as práticas de ensinar-aprender a leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos, inclusive desenvolver mais ações que promovam o ato de pesquisar pelos estudantes, os futuros docentes da educação básica, esfera discursiva em que atuarão como agentes de letramento. | - |
Descrição: dc.description | 159 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura-escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos acadêmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Dialógica do Discurso (ADD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação em Letras | - |
Título: dc.title | Práticas de leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos de licenciandos de Letras da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói, RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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