Práticas de leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos de licenciandos de Letras da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói, RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorPinto, Samanta Henriques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056467-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação de mestrado aborda algumas dificuldades dos licenciandos de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Gragoatá, nas práticas de leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos. O objetivo principal foi mapear e analisar os principais desafios dos estudantes do curso de licenciatura em Letras acerca das práticas de leitura-escrita de gêneros acadêmicos, investigando, inclusive, suas implicações sobre a formação docente. A pesquisa justificou-se pela importância de investigações sobre os letramentos acadêmicos, isto é, sobre as práticas sociais letradas estranhadas pelos estudantes nessa esfera discursiva, a universidade. A academia é um campo da atividade humana com o qual os estudantes, em especial os licenciandos, não estão familiarizados, desconhecendo, portanto, seus gêneros discursivos, necessários ao longo de toda a vida acadêmica e formativa de professores e professoras profissionais-pesquisadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, descritiva e exploratória, envolvendo a pesquisa bibliográfica do tema em plataformas acadêmicas de busca, como o Scielo e o banco de teses e dissertações da Capes. A pesquisa documental foi a análise dos Projetos Pedagógicos do Curso de Letras (UFF, 2018a) e de outros documentos oficiais, como a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores (UFF, 2018b); a pesquisa de campo resumiu-se à aplicação de questionários semiestruturados aos estudantes do curso de Letras e à realização de grupos focais com esses estudantes, cotejando os enunciados concretos (primeiro, na modalidade escrita e, segundo, na oral), para a realização da Análise Dialógica do Discurso (ADD), com ancoragem no dialogismo bakhtiniano. O cotejo foi, portanto, o cerne da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Concluímos que o mapeamento e a análise desenvolvidos nessa dissertação sobre os principais desafios de estudantes dos cursos de licenciatura em Letras (UFF/Gragoatá) acerca das práticas de leitura-escrita de gêneros acadêmicos mostraram que é preciso repensar as práticas de ensinar-aprender a leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos, inclusive desenvolver mais ações que promovam o ato de pesquisar pelos estudantes, os futuros docentes da educação básica, esfera discursiva em que atuarão como agentes de letramento.-
Descrição: dc.description159 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-escrita-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivos acadêmicos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Dialógica do Discurso (ADD)-
Palavras-chave: dc.subjectCotejo-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação em Letras-
Título: dc.titlePráticas de leitura-escrita de gêneros discursivos acadêmicos de licenciandos de Letras da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói, RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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