Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicolau, Jairo César Marconi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6368215522846972 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Martina Spohr | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0207096201164130 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Carolina Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7072019684389352 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lerner, Kátia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8937282569124590 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frazão, Érika Elizabeth Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9421782515277277 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1726008244001393 | - |
Autor(es): dc.creator | Marinho, Ana Lucia Torres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056462 | - |
Descrição: dc.description | O recorte da pesquisa é o período que abrange os anos de 2020 a 2024, no que tange à inserção das mulheres na profissão de médicas, analisando as questões de gênero, raça, formação, saber, atuação e produção científica dessas profissionais. A pesquisa busca apresentar como foi a representatividade histórica das mulheres no decorrer dos séculos para o desenvolvimento das Ciências Médicas. O objetivo geral é apresentar a trajetória das brasileiras negras e indígenas na Medicina, dando visibilidade a elas e pontuando elementos conceituais, que influenciaram nesse contexto para abrir passagem na sociedade com o ingresso na prática médica. Com relação aos objetivos específicos, a pesquisa perpassa pelas políticas afirmativas para ingresso nas universidades, o domínio masculino na profissão, as dificuldades para a formação, atuação no mercado de trabalho, culminando com a geração da produção intelectual das mulheres médicas negras e indígenas comparando esses dois grupos com o grupo das mulheres médicas brancas. O material bibliográfico constitui o suporte teórico com base em conceitos e estudos anteriores sobre o assunto abordado. Quanto ao levantamento da produção científica das médicas, as bases de dados da área de saúde, a Plataforma Lattes e o AD SCIENTIFIC INDEX são ferramentas relevantes para o dimensionamento quantitativo e, assim sendo, ao término desse estudo, mapear a produção científica dessas mulheres que buscam ocupar lugar no universo elitista da Medicina com a elaboração de um produto audiovisual sobre a contribuição das mulheres para as Ciências Médicas, identificando os gargalos existentes para a chegada ao ensino superior, a permanência nas instituições de ensino, a inserção no mercado de trabalho e a produção científica | - |
Descrição: dc.description | The scope of research is the period covering the years 2020 to 2024 regarding the insertion of women in the medical profession, analyzing issues of gender, race, training, knowledge, performance and scientific production of these professionals. The research seeks to present the historical representation of women over the centuries for the development of Medical Sciences. The general objective is to present the trajectory of black and indigenous Brazilians in Medicine, giving them visibility and highlighting conceptual elements, which influenced this context to open the passage into society with entry into medical practice. Regarding specific objectives, the research goes through affirmative policies for admission to universities, male dominance in the profession, difficulties in training, performance in the job market, culminating in the generation of intellectual production by black and indigenous women doctors comparing these two groups with the group of white female doctors. Bibliographic material constitutes theoretical support based on concepts and previous studies on the subject covered. Regarding the survey of the scientific production of doctors, the health databases, the Lattes Platform and the AD Scientific Index are relevant tools for quantitative sizing and, therefore, at the end of this study, mapping the scientific production of these women who seek to occupy a place in the elitist universe of Medicine with the development of an audiovisual product about the contribution of women to Medical Sciences, identifying the existing bottlenecks for reaching higher education, remaining in educational institutions, the insertion in the job market and scientific production | - |
Descrição: dc.description | 381 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical woman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inequalities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Título: dc.title | Poderosas mulheres médicas: das brancas às negras e indígenas (2020-2024): novas atrizes sociais na formação da elite médica e quanto elas publicam para a ciência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: