Curso de extensão para educadores: trabalhando a interculturalidade por meio de literaturas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8086836093429390-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorCampello, Ana Regina e Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6945261731062194-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Etinete Auxiliadora do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8455966667789103-
Autor(es): dc.contributorPrado, Rosana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7608500976832841-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1567707580419174-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Viviane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056458-
Descrição: dc.descriptionO ambiente escolar, na teoria, se trata de um território qualificado para lidar com toda a diversidade e heterogeneidade disposta na sociedade, servindo como espaço de reflexão e construção de conhecimento e formando cidadãos com pensamento crítico e capazes de contribuir para o desenvolvimento social. Contudo, na prática, isso não é uma realidade, pois ainda são latentes ações que reproduzem discursos de determinados grupos sociais de poderio de massa estigmatizando tais temáticas em datas específicas do calendário, ao invés de oportunizar maior identificação dos discentes. A presente pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório (DENZIN, LINCON, 2016), tem por finalidade apresentar a construção e implementação de um curso de extensão com foco em práticas cotidianas que possam oportunizar a seus aprendizes ações que enalteçam o conhecimento social, intercultural, linguístico e crítico, em prol do desenvolvimento da capacidade de narrativa dos alunos, da criticidade e do processo de ensino-aprendizagem de modo mais atraente, lúdico, prazeroso. O curso intitulado “Literaturas Negra, Surda e Feminista: Trabalhando e articulando a interculturalidade em práticas pedagógicas” foi planejado e realizado de forma remota para o público-alvo constituído por docentes, estudantes universitários e profissionais de educação, e destacou temas transversais necessários para a formação do cidadão por meio de diferentes e importantes literaturas: literatura negra (GOUVÊA, 2005; EVARISTO, 2009; RIBEIRO, 2020; SANTOS, 2021, entre outros), literatura surda (LADD, 2013; KARNOPP e HESSEL, 2009; MOURÃO, 2016 entre outros) e literatura feminista (DUARTE, 2003; ROMANELLI, 2014; DE JESUS e DE MORAES, 2021) e foi disponibilizado em uma plataforma online através da Coordenação de Educação a Distância (CEAD), com videoaulas elaboradas por professores/pesquisadores convidados, materiais de apoio, fóruns de debate e atividades. As principais etapas da pesquisa envolveram: o levantamento bibliográfico (BRASIL, 1996; FREIRE, 1996; CANDAU, 2000; HALL, 2003; GADOTTI, 2005 entre outros) baseado nos temas dos módulos, pesquisa sobre literaturas e temáticas abordadas no curso de extensão, elaboração do plano de ações a serem implementadas, organização de inscrições e divulgação, implementação, materiais de apoio e plataforma e, por fim, avaliação do curso. Como resultado, pode-se afirmar que o objetivo principal foi contemplado, uma vez que os cursistas corresponderam positivamente às ações e estratégias ofertadas e, em maioria, afirmaram que as temáticas agregaram na sua prática de forma satisfatória.-
Descrição: dc.descriptionThe school environment, in theory, is a qualified territory to deal with all the diversity and heterogeneity available in society, serving as a space for reflection and construction of knowledge and forming citizens with critical thinking and capable of contributing to social development. However, in practice, this is not a reality, as there are still latent actions that reproduce discourses of certain social groups of mass power, stigmatizing such themes on specific dates of the calendar, instead of providing opportunities for greater identification of students. The present research, of a qualitative and exploratory nature (DENZIN, LINCON, 2016), aims to present the construction and implementation of an extension course focused on daily practices that can provide its learners with actions that enhance social, intercultural, linguistic and critical, in favor of developing students' narrative capacity, criticality and the teaching- learning process in a more attractive, playful, pleasurable way. The course entitled “Black, Deaf and Feminist Literature: Working and articulating interculturality in pedagogical practices” was planned and carried out remotely for the target audience consisting of professors, university students and education professionals, and highlighted cross-cutting themes necessary for the citizen formation through different and important literatures: black literature (GOUVÊA, 2005; EVARISTO, 2009; RIBEIRO, 2020; SANTOS, 2021, among others), deaf literature (LADD, 2013; KARNOPP and HESSEL, 2009; MOURÃO, 2016 among others) and feminist literature (DUARTE, 2003; ROMANELLI, 2014; DE JESUS and DE MORAES, 2021) and was made available on an online platform through the Coordination of Distance Education (CEAD), with video lessons prepared by guest teachers/researchers, support materials, debate forums and activities. The main stages of the research involved: the bibliographic survey (BRASIL, 1996; FREIRE, 1996; CANDAU, 2000; HALL, 2003; GADOTTI, 2005 among others) based on the themes of the modules, research on literature and themes addressed in the extension course, elaboration of the plan of actions to be implemented, organization of enrollment and dissemination, implementation, support materials and platform and, finally, course evaluation. As a result, it can be said that the main objective was achieved, since the course participants responded positively to the actions and strategies offered and, in most cases, stated that the themes added to their practice satisfactorily.-
Descrição: dc.description169 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Negra-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Feminista-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Surda-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente para Interculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCulturas-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturality-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Literature-
Palavras-chave: dc.subjectFeminist Literature-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf Literature-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training for Interculturality-
Palavras-chave: dc.subjectCultures-
Título: dc.titleCurso de extensão para educadores: trabalhando a interculturalidade por meio de literaturas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.