E-book Guia prático de gamemotricidade: proposta psicomotora para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5192328854991448-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorCruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8707350122882445-
Autor(es): dc.contributorCabral, Camila Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2034716594575350-
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7700565158061560-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4215132343073668-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alan Macêdo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37517-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056455-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa analisou o potencial educativo do uso do videogame Xbox 360 com kinect e alguns de seus jogos no desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Justifica-se em estudos e pesquisas recentes que sinalizam déficits no tônus muscular, equilíbrio, lateralidade e motricidade ampla e fina em crianças com TEA. Objetivamos o fomento sobre o recurso tecnológico (videogame) como potente para utilização em escolas e outros espaços, inclusive terapêuticos, diminuindo o preconceito na utilização por parte dos profissionais, incentivando seu uso para desenvolvimento de habilidades. Analisamos se esse mostra-se potente como um instrumento facilitador de interação social e de desenvolvimento psicomotor para esse público. A pesquisa foi realizada com 9 crianças com TEA, entre 4 e 8 anos da UMEI Darcy Ribeiro, localizada em Niterói - RJ. Inicialmente, utilizamos o Test of Gross Motor Development (TGMD 2), avaliando a motricidade ampla desse público. Logo após, foram realizados 8 (oito) atendimentos com cada criança, utilizando o videogame, avaliando comportamentos, questões funcionais, motoras, cognitivas e socioemocionais. Concluídas as intervenções práticas com o game, realizamos um reteste do TGMD-2, comparando e refletindo sobre os resultados alcançados na pesquisa. Os resultados comprovam a melhora no desempenho de todas as crianças em atividades de locomoção e manipulação. Como produto do mestrado profissional, desenvolvemos um “Guia Prático de Gamemotricidade” orientando e proporcionando instruções aos docentes, familiares e outros profissionais envolvidos no processo de inclusão da criança. A proposta se consolida em virtude da necessidade do desenvolvimento de estratégias voltadas para a ascensão da aprendizagem e a inclusão de crianças com TEA na escola regular de ensino e na sociedade através de ações lúdicas, orientadas e planejadas.-
Descrição: dc.descriptionThe research analyzed the educational potential of using the Xbox 360 with Kinect and some of its games in the psychomotor development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is justified by recent studies and research indicating deficits in muscle tone, balance, laterality, and gross and fine motor skills in children with ASD. We aimed to promote the technological resource (videogame) as a powerful tool for use in schools and other spaces, including therapeutic ones, reducing prejudice in its use by professionals, and encouraging its use for skill development. We analyzed whether it proves to be effective as a facilitator of social interaction and psychomotor development for this audience. The research was conducted with 9 children with ASD, age d between 4 and 8 years old, from UMEI Darcy Ribeiro, located in Niterói – RJ. Initially, we used the Test of Gross Motor Development (TGMD 2), assessing the gross motor skills of this audience. Afterward, 8 (eight) sessions were conducted with each child, using the videogame, evaluating behavioral, functional, motor, cognitive, and socio-emotional issues. After completing the practical interventions with the game, we conducted a retest of the TGMD-2, comparing and reflecting on the results achieved in the research. The results confirm improvement in the performance of all children in locomotion and manipulation activities. As a product of the professional master's degree, we developed a "Practical Guide to Gamemotricity" providing guidance and instructions to teachers, families, and other professionals involved in the child's inclusion process. The proposal is consolidated due to the need for the development of strategies aimed at the advancement of learning and the inclusion of children with ASD in regular school and society through playful, guided, and planned actions.-
Descrição: dc.description106 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão-
Palavras-chave: dc.subjectludicidade-
Palavras-chave: dc.subjectTEA-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectgamemotricidade-
Palavras-chave: dc.subjectpsicomotricidade-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectinclusion-
Palavras-chave: dc.subjectplayfulness ASD-
Palavras-chave: dc.subjectlearning-
Palavras-chave: dc.subjectgamemotricity-
Palavras-chave: dc.subjectpsychomotricity-
Título: dc.titleE-book Guia prático de gamemotricidade: proposta psicomotora para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.