Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Fabio Lennon Marchon dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Monica Souto da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Rapozo, João Candido Madruga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36224 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056400 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso explora os desafios e as contribuições da utilização da inteligência artificial (IA) no ensino de matemática no nível básico. O estudo foca nas pesquisas acadêmicas que trazem relatos de experiências e recursos que visam auxiliar alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho aborda a evolução da inteligência artificial desde suas origens, passando pela definição de conceitos fundamentais e pela revisão de literatura sobre o tema. São discutidos os impactos da pandemia de COVID-19 na aceleração do uso de tecnologias educacionais e a migração para o ensino remoto, destacando a importância da integração tecnológica no ambiente educacional. Além disso, são explorados os aspectos éticos, sociais e pedagógicos relacionados ao uso da IA na educação. O estudo propõe estratégias para uma implementação eficaz dessas tecnologias, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a promoção da autonomia dos alunos e a disponibilização de dados valiosos para os educadores. A pesquisa inclui relatos de experiências aplicadas em salas de aula e uma análise das tecnologias fronteiriças, identificando desafios e limitações na implementação da IA no contexto educacional brasileiro. As conclusões destacam a necessidade de adaptação às mudanças tecnológicas e a utilização dessas ferramentas para enriquecer o processo educacional, promovendo uma formação matemática mais abrangente e inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | This final course paper explores the challenges and contributions of using artificial intelligence (AI) in teaching mathematics at the basic education level. The study focuses on academic research that reports on experiences and resources aimed at assisting students and teachers in the teaching-learning process. The work addresses the evolution of artificial intelligence from its origins, defining fundamental concepts and reviewing the literature on the subject. It discusses the impacts of the COVID-19 pandemic on accelerating the use of educational technologies and the shift to remote learning, highlighting the importance of technological integration in the educational environment. Additionally, ethical, social, and pedagogical aspects related to the use of AI in education are explored. The study proposes strategies for the effective implementation of these technologies, aiming to improve the teaching-learning process, promote student autonomy, and provide valuable data for educators. The research includes reports of experiences applied in classrooms and an analysis of cutting-edge technologies, identifying challenges and limitations in implementing AI in the Brazilian educational context. The conclusions emphasize the need to adapt to technological changes and use these tools to enrich the educational process, promoting a more comprehensive and inclusive mathematical education. | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Math Education | - |
Título: dc.title | Desafios e contribuições da utilização da inteligência artificial para o ensino de matemática no nível básico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: