Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6875375514646852 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martelo, Mitchael Alfonso Plaza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3448875510178504 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Maria de Fatima Lins Barbosa de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9377393197613965 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trales, Paulo Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9914773144042812 | - |
Autor(es): dc.contributor | " http://lattes.cnpq.br/7916813642040645" | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Thiago Silva do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056395 | - |
Descrição: dc.description | No ensino básico de matemática faz-se pouca articulação entre o estudo de sequências numéricas e o ensino de funções reais. Em particular, o ensino de progressões aritméticas se apresenta de forma pouco articulada com o estudo das funções polinomiais. Assim, este trabalho se realiza em seis níveis, a saber: (i) uma análise das recomendações e orientações de documentos oficiais (BNCC e PCN) sobre o tema; (ii) e de como os livros didáticos abordam o assunto; (iii) elaboração de uma ficha de atividades para a abordagem dos temas de forma articulada; (iv) a aplicação do material elaborado a uma turma do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro; (v) aplicação de material adaptado a um grupo piloto de dez professores; (vi) análise dos resultados obtidos com a aplicação dos instrumentos de pesquisa. Dentre as dificuldades apresentadas simultaneamente por estudantes e professores, uma mostrou-se bastante reveladora: a dificuldade de representar graficamente as sequências numéricas em questão (PA e PA de segunda ordem). Com relação aos estudantes observaram-se também grandes dificuldades deles realizarem os tratamentos algébricos. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | In mathematics basic education there is little connection between the study of numerical sequences and the teaching of real functions. In a specific way, the teaching of arithmetic progressions has little connection with the study of polynomial functions. Thus, this work takes place at six levels, which are: (I) an analysis of the recommendations and guidelines of official documents (BNCC and PCN) on the subject; (II) and how textbooks approach the subject; (III) elaborating an activity sheet to approach the issues in an articulated manner; (IV) the prepared material application a high school class in the state public network of Rio de Janeiro; (V) application of the adapted material to a pilot group of ten teachers; (VI) The analysis of the results obtained with the application of the research instruments. Among the presented difficulties simultaneously by students and teachers, a specific one proved to be quite revealing: the difficulty of graphing the numerical sequences in question (AP and AP of second order). Regarding students, there were also great difficulties for them to perform algebraic treatments. | - |
Descrição: dc.description | 120 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progressões aritméticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções polinomiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arithmetic progressions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polynomial functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Funções polinomiais e progressões aritméticas: das recomendações oficiais às articulações possíveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: