Funções polinomiais e progressões aritméticas: das recomendações oficiais às articulações possíveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorMartelo, Mitchael Alfonso Plaza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3448875510178504-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria de Fatima Lins Barbosa de Paiva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9377393197613965-
Autor(es): dc.contributorTrales, Paulo Roberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9914773144042812-
Autor(es): dc.contributor" http://lattes.cnpq.br/7916813642040645"-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Thiago Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38133-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056395-
Descrição: dc.descriptionNo ensino básico de matemática faz-se pouca articulação entre o estudo de sequências numéricas e o ensino de funções reais. Em particular, o ensino de progressões aritméticas se apresenta de forma pouco articulada com o estudo das funções polinomiais. Assim, este trabalho se realiza em seis níveis, a saber: (i) uma análise das recomendações e orientações de documentos oficiais (BNCC e PCN) sobre o tema; (ii) e de como os livros didáticos abordam o assunto; (iii) elaboração de uma ficha de atividades para a abordagem dos temas de forma articulada; (iv) a aplicação do material elaborado a uma turma do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro; (v) aplicação de material adaptado a um grupo piloto de dez professores; (vi) análise dos resultados obtidos com a aplicação dos instrumentos de pesquisa. Dentre as dificuldades apresentadas simultaneamente por estudantes e professores, uma mostrou-se bastante reveladora: a dificuldade de representar graficamente as sequências numéricas em questão (PA e PA de segunda ordem). Com relação aos estudantes observaram-se também grandes dificuldades deles realizarem os tratamentos algébricos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn mathematics basic education there is little connection between the study of numerical sequences and the teaching of real functions. In a specific way, the teaching of arithmetic progressions has little connection with the study of polynomial functions. Thus, this work takes place at six levels, which are: (I) an analysis of the recommendations and guidelines of official documents (BNCC and PCN) on the subject; (II) and how textbooks approach the subject; (III) elaborating an activity sheet to approach the issues in an articulated manner; (IV) the prepared material application a high school class in the state public network of Rio de Janeiro; (V) application of the adapted material to a pilot group of ten teachers; (VI) The analysis of the results obtained with the application of the research instruments. Among the presented difficulties simultaneously by students and teachers, a specific one proved to be quite revealing: the difficulty of graphing the numerical sequences in question (AP and AP of second order). Regarding students, there were also great difficulties for them to perform algebraic treatments.-
Descrição: dc.description120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de álgebra-
Palavras-chave: dc.subjectProgressões aritméticas-
Palavras-chave: dc.subjectFunções polinomiais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching algebra-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetic progressions-
Palavras-chave: dc.subjectPolynomial functions-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleFunções polinomiais e progressões aritméticas: das recomendações oficiais às articulações possíveis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.