Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3295799847648304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Abrahão de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Baião, Jonê | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria de Fátima Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Regina Marques de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Veiga, Lívia Maria Affonso da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37730 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056387 | - |
Descrição: dc.description | Em um percurso de escrita e de subjetivação, vou contando como o cuidado ancestral da preta velha me constitui pelo pertencimento e pela agência. Não se trata de contar uma história de si, mas de, junto com o espírito da preta velha Vovó Catarina, contar a história de nós, mulheres negras; é assim que a Escrevivência de Conceição Evaristo se faz método nesta tese. Ao ir ao encontro da minha história – mulher, negra, professora e mãe de uma menina negra e autista –, cenas da vida escolar são fundantes e, nelas, reconheço saberes e práticas psis que são por mim interpelados. Portanto, em palavras e formas próprias dos ritos acadêmicos, esta tese versa sobre o sentido de cuidado na interface entre a Psicologia e a Educação, com a finalidade de interpelar esses campos a partir da epistemologia negra. Para tanto, discutimos os conceitos de subjetivação, memória, corpo e ancestralidade. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa se dá pelos escritos de Beatriz Nascimento, Leda Maria Martins, Conceição Evaristo e Lélia Gonzáles no encontro com Vovó Catarina. | - |
Descrição: dc.description | In a way of writing and subjectivation, I tell how the ancestral care of the old black constitutes me by belonging and the action. It is not a question of telling a story of you, but of, together with the spirit of the black old Vovó Catarina, telling the story of us, black women; this is how the Escrevivência, concept created by, Conceição Evaristo is the method used in this thesis. To tell my story – woman, black, teacher and mother of a black and autistic girl – scenes of school life are fundamental and, in them, I recognize the knowledge and practices psis that are questioned by me. Therefore, in shapes proper to academic rites, this thesis deals with the sense of care at the interface between Psychology and Education, to clarify these fields from black epistemology. And so, we discuss the concepts of subjectivation, memory, body and ancestry. The theoretical contribution that underlies this research is made by the writings of Beatriz Nascimento, Leda Maria Martins, Conceição Evaristo and Lélia Gonzáles in a meeting with Vovó Catarina. | - |
Descrição: dc.description | 139 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Título: dc.title | Rodopios em memórias de cuidado e Educação do povo preto: escrevivências e subjetivação com Vovó Catarina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: