
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campello, Ana Regina e Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6945261731062194 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Gerlinde Aglate Platais Brasil | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6220755242684276 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rangel, Helena Carla Castro | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5765020884056943 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Betty Lopes L´Astorina de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0570602597396678 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8086836093429390 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7049762522872074 | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Luciane Rangel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36396 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056385 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetivou a produção e validação de um jogo didático e de um caderno de exercício com o tema “Empatia com surdos’, voltados especialmente para crianças ouvintes, com idades a partir dos 07 (sete) anos. A pesquisa está relacionada ao sujeito surdo, sua história, cultura, língua e diferenças no que diz respeito à alteridade desses sujeitos. Concentrou-se em analisar, nas redes sociais, o avanço dos surdos como influenciadores e ativistas, e seus seguidores entre jovens e adultos, principalmente ouvintes, que se interessam por fatos publicados sobre o cotidiano do povo surdo, bem como a concepção que eles formam a partir de tais protagonistas. A reação de crianças ouvintes, muitas destas também influenciadoras digitais se tornou de fundamental importância durante toda a pesquisa. Foi analisado a fundo comentários feitos nos chats como feedbacks às informações e relatos apresentados em tais espaços sociais. Ao final, resultados obtidos através de pesquisas em fontes midiáticas como instagram, facebook, e youtube foram determinantes para o desenvolvimento do material produzido, de forma que podemos considerá-los adequados ao ensinoaprendizagem do conteúdo abordado. O jogo, contendo 100 (cem) perguntas relacionada à cultura surda e o cotidiano dos surdos, além de um caderno de exercício sobre empatia, para as crianças ouvintes a partir de 07 (sete) anos, foi analisado por um grupo de atuais e futuros pedagogos, surdos e ouvintes, num total de 18 (dezoito) participantes que, diante de sua experiência e formação específicos, os considerou como lúdicos, didáticos e essenciais para que desde cedo tais crianças desenvolvam o desejo de conhecer a cultura surda e, de forma empática, multiplicar essas informações, tornando a sociedade brasileira mais inclusiva para os surdos . | - |
| Descrição: dc.description | The present work aimed at the creation and validation of an educational game and an exercise book with the theme “Empathy with the Deaf,” specifically designed for hearing children aged 7 (seven) and up. The research is related to the deaf individual, their history, culture, language, and the differences regarding the otherness of these subjects. It focused on analyzing, through social media, the rise of deaf individuals as influencers and activists, and their followers among young people and adults, especially hearing individuals, who are interested in posts about the daily life of the deaf community, as well as the perceptions they form from these protagonists. The reactions of hearing children, many of whom are also digital influencers, became fundamentally important throughout the research. Comments made in chats as feedback to the information and stories shared in these social spaces were thoroughly analyzed. In the end, the results obtained from research through media sources such as Instagram, Facebook, and YouTube were crucial for the development of the produced materials, allowing us to consider them suitable for the teaching and learning of the addressed content. The game, containing 100 (one hundred) questions related to deaf culture and the daily life of deaf individuals, along with an exercise book on empathy for hearing children aged 7 (seven) and up, was analyzed by a group of current and future educators, both deaf and hearing, totaling 18 (eighteen) participants. Based on their specific experience and training, they considered the materials to be playful, educational, and essential for encouraging children from an early age to develop an interest in learning about deaf culture and, through empathy, sharing this knowledge, thereby contributing to making Brazilian society more inclusive for the deaf. | - |
| Descrição: dc.description | 335 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças ouvintes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepção sobre surdos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hearing children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perception of the deaf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empathy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational material | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
| Título: dc.title | O OLHAR DE CRIANÇAS OUVINTES SOBRE A EMPATIA COM O SUJEITO SURDO: CADERNO DE EXERCÍCIO E JOGO DIDÁTICO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: